[AsteriskBrasil] B2BUA e o Asterisk

Felipe Souza Melo felipedesmelo em gmail.com
Domingo Novembro 25 15:33:14 BRST 2007

Estava lendo sobre o conceito de SIP B2BUA e percebi que antes mesmo do
conceito existir o asterisk já o utilizava. Ele sempre pode por opção se
colocar no meio das chamadas sip, até por que ele pode registrar as mesmas
no CDR, alterar os pacotes por causa do nat (estou enganado?).

Minha pergunta é que vejo am alguns locais a descrição de o Asterisk
configurado para ser um servidor B2BUA, e aplicações para o asterisk para
ele ser um B2BUA. O asterisk já não faz B2BUA sem necessitar de taz
aplicações? Lendo a lista de discussão do asterisk.org vejo que eles
consideram o asterisk um B2BUA e ponto. Existia alguma aplicação comercial
que os PABXs e os provedores disponibilizavam e o asterisk com sip não
conseguia fazer que agora com essas aplicações ele faz? Ou seria essas
aplicações B2BUA forma de deixar somente o asterisk dedicado a tal tarefa?

Felipe de Souza Melo
http://www.mundovoip.org/
http://dadoslimpos.criandorpg.com/