[AsteriskBrasil] Chanskype

Felipe Trevisan felipe em rentaltools.com.br
Sexta Outubro 19 12:43:50 BRT 2007

Desculpe Leonardo. Vc. tem razao. Dei informacoes pela metade achando que
todo mundo já sabia o que eu uso.

To usando o Trixbox 2.2, entao a distro é a Centos 4.5.
Na pagina do skype não existe, centos, entao tentei o Fedora, o static, o
dynamic. Não funcionaram.
Não instalava porque dizia que estava faltando os pacotes necessarios para o
skype (Software requirements

    * Qt 4.2.1+
    * D-Bus 1.0.0
    * libsigc++ 2.0.2
    * libasound2 1.0.12)

Garimpei a NET e acabei instalando quase todos. Fui entao atras do
Oraculo(como diz o Bernardo Vieira) e achei alguns sites onde me explicavam
como instalar usando o comando DPKG. Fui eu, de novo, atras dos arquivos
.deb, e achei um. To tentando instalar e isso é o que aparece na tela:

	[root em asterisk1 skype libs]# dpkg -b
libsigc++-2.0-0c2a_2.0.16-3_i386.deb /usr/src/libs2
	dpkg: unknown option --

	Type dpkg --help for help about installing and deinstalling packages
[*];
	Use `dselect' or `aptitude' for user-friendly package management;
	Type dpkg -Dhelp for a list of dpkg debug flag values;
	Type dpkg --force-help for a list of forcing options;
	Type dpkg-deb --help for help about manipulating *.deb files;
	Type dpkg --license for copyright license and lack of warranty (GNU
GPL) [*].

	Options marked [*] produce a lot of output - pipe it through `less'
or `more' !
	[root em asterisk1 skype libs]# dpkg -b
libsigc++-2.0-0c2a_2.0.16-3_i386.deb /usr/src/libs2
	dpkg-deb: failed to open package info file
`libsigc++-2.0-0c2a_2.0.16-3_i386.deb/DEBIAN/control' for reading: Not a
directory

A versao que tenho aqui é a 1.4.0.99. Parece que a 1.3 que funcionava bem,
sumiu da internet. Não é encontrada em lugar nenhum.
Hoje, descompactei o pacote do skype para um diretorio e pelo CLI rodei
"skype", e ele me retorna a seguinte mensagem:

"skype: error while loading shared libraries: libsigc-2.0.so.0: cannot open
shared object file: No such file or directory"

Tem uma das versoes do skype, que diz já ser completa, um download de quase
15Mb que já viria com todos esses "software requierements", mas tb. não
funcionou. Sempre ocorre o mesmo erro.

Tentei tambem adicionar o skype na base de repositorios yum, mas quando rodo
o yum install skype, ele diz que é impossivel achar o endereço. O problema é
que o endereço é fornecido no site do skype
(http://www.skype.com/download/skype/linux/repositories.html).
A mensagem de erro é que o destino não existe e isso por obvio, trava o
download e instalacao de todo o skype.

Depois disso tudo, desisti, empaquei e choro de tristeza quando lembro do
skype e do chanskype.

Qualquer ajuda será muitissmo apreciada.
Obrigado,

Felipe

Felipe Trevisan
R. Brejo Alegre, 172