[AsteriskBrasil] Limitação Asterisk se integrano c/ PABX convencional

Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Quinta Setembro 20 10:40:22 BRT 2007

Guilherme,

As placas X100P são um pesadelo em ambiente de produção. Ela rodando
sozinha no servidor até que dá para brincar, mas com mais de uma a coisa
começa a encrespar. Faça um pequeno investimento e compre atas para
serem suas FXO, a solução é barata, a implementação é simples e
altamente escalável.

Dito isso, segue minha pergunta.... Você precisa mapear 1 fxo para uma
conta sip? Ou voce precisa apenas que os usuários sip sejam "discáveis"
a partir do seu PABX? Se for o segundo caso eu sugiro que você use DISA,
ou seja, quando o usuário discar para o ramal 109 o * vai atender a
ligação e fornecer um tom de discagem falso para que o usuário digite o
número de ramal do * que deseja ligar (note que este numero pode ser
qualquer extensão/aplicativo).

Voltando às suas perguntas e assumindo que as sugestões acima não
melhorem a sua vida, pense o quanto o asterisk seria útil se não te
permitisse identificar qual canal está tocando ou para qual qual canal
encaminhar uma chamada? A ausência desses recursos, segundo meus
cálculos iniciais, tornaria o Asterisk tão útil enquanto PBX quanto,
digamos, uma abóbora. Como a comunidade do * é ativamente empenhada em
provar ao mundo que o * é mais útil que uma abóbora, você não terá
dificuldades em encontrar exemplos de como fazer o que quer, numa
leitura diagonal do "Asterisk  - The Future of Telephony" por exemplo,
lá pelas páginas 61 a 79 deve ter inforamação suficiente para você
atingir seus objetivos. Se não for suficiente, os arquivos de
confguração fornecidos como exemplo junto da distribuição do * contém
vários exemplos comentados de como fazer isso....