[AsteriskBrasil] RES: [Bulk] Re: X100P atendimento antecipado

Marcus Vinicius Camillo de Oliveira mcamillo em diveo.net.br
Quarta Abril 2 11:05:52 BRT 2008

Sim, inversão de polaridade é um serviço que as CSPs podem oferecer, mas para isso você tem que solicitar a Operadora.

Este pulso surge no início e no fim da chamada, no atendimento e desconexão da ponta B, respectivamente, no site da Anatel há informações bem interessantes de como isso funciona. Sei que existem pelo menos dois processos diferentes para inversão de polaridade, aplicáveis em diferentes países.

Um ATA FXO envia o sinal de conexão (200 Ok no caso de SIP), pelo fato de ele controlar o enlace da chamada, quando fazemos uma chamada para um ATA FXO, o ATA "atende" a chamada e nos repassa o sinal sonoro da linha a qual ele está ligada. Existem alguns ATAs FXO (Ex.: MP-118-FXO da Audiocodes, acho o Taitell também) que tem uma função muito interessante, onde apesar de fecharem o enlace, o "200 Ok" (atendimento) não é transmitido, ele só é transmitido após a detecção de voz, mas este é um processo ativo do ATA e independe do Proxy. É provável que tenha que buscar algo semelhante na configuração da sua placa FXO.

Marcus Camillo

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org [mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Junior Polegato - Asterisk
Enviada em: quarta-feira, 2 de abril de 2008 10:24
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] [Bulk] Re: X100P atendimento antecipado

huelbe.garcia em yahoo.co.uk escreveu:

> Em telefonia tradicional (usando PABX Siemens, por exemplo) quem
> controla o uso do tronco ("linha") é o usuário gerador da chamada.
> Ou seja: se o usuário ocupar um tronco analógico por 30 segundos
> (mesmo que seja para ficar ouvindo o tom de ocupado hihi), o bilhete
> gerado será com 30 segundos. O tronco será desocupado por ordem do
> usuário (quando ele colocar o ramal no gancho). O tom de ocupado em
> linha analógica não é percebido no PABX tradicional.
> As placas FXO+Asterisk podem perceber este tom de ocupado e desligar.
> [...]

Olá,

       Não sei dizer exatamente se é inversão de polaridade, mas sei que existe um sinal, além do sinal (tom) de ocupado. O jeito é colocar um osciloscópio na linha, chamar um telefone na PSTN e ver o que acontece quando o outro lado tira ou coloca o fone no gancho. Aí implementar isso no módulo. Se o módulo não tiver suporte para "dizer" se atendeu ou desligou, não vai ter como, penso eu.

--
Atenciosamente,

           Junior Polegato

           Página Profissional: http://www.juniorpolegato.com.br