[AsteriskBrasil] Entrocamento SIP de Asterisk p/ Asterisk

Jair - FORSAITE jair em forsaite.com.br
Sexta Abril 25 16:45:42 BRT 2008

Dá sim. Mas não com dois "peer". Com dois "friend" ou com um "peer" e um "user" dá. E se tiver nat, é melhor colocar "yes" dos dois lados. E para usar o g729 entre eles, ou os dispositivos logados de cada lado possuem esse codec, ou você terá que habilitar (e licenciar) o codec no servidor que precisar fazer codificação ou decodificação (uma licença por canal). Além disso, se em vez de SIP você usar IAX2 ainda tem a opção "trunked" que reduz bastante o tráfego entre os dois.

Um abraço,
Jair

From: Raniere
Sent: Friday, April 25, 2008 4:06 PM
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: Re: [AsteriskBrasil] Entrocamento SIP de Asterisk p/ Asterisk

Cara. naum eh assim que funciona.

Pelo protocol SIP existe o SIP PROXY,SIP SERVER, SIP REDIRECT.

No seu caso, seus dois asterisks são apenas SIP SERVER.

Pra você fazer o que pretende, você deve utilizar um SIP PROXY (Pode ser o OpenSer) ou utilizar o DUNDI.

Ai você escolhe o mais viável.Mas eu aconselho o OpenSer, pela infinidade de coisas que você pode fazer depois com ele.

Qualquer dúvida posta ai.