[AsteriskBrasil] INICIANTE Avaliação Investimento FXO ou Ramal IP

Alexandre Cavalcante Alencar alexandre.alencar em gmail.com
Quarta Agosto 6 10:10:31 BRT 2008

Olá, bom dia,

Você tem várias opções para solucionar este problema, dentre elas, destaco:

1o Caso:

Supondo que a infraestrutura de cabeamento de telefonia (par metálico)
foi bem estruturada, seguindo normas e tudo mais, adquira channel
banks FXS (e dependendo da marca/modelo a interface de interconexão
com o Asterisk que pode ser uma placa E1) e/ou gateways de voz FXS.
Instale-o(s) no rack de serviços de telefonia, adquira patch cords de
telefonia e faça a conexão channel bank/gateway de voz -> patch panel
de telefonia.

Neste caso, (lembre-se, supondo a organização do cabeamento de
telefonia) o tempo para disponibilizar a solução é menor. O
gerenciamento da solução continua centralizado (servidor, channel
bank's, patch panel) e não haverá investimento em dispositivos de
acesso (o cliente já possui os telefones nas mesas dos usuários.

2o Caso:

Se sua infraestrutura de telefonia (cabeamento) é uma zona, faça
investimento em infraestrutua IP (cabeamento CAT5e ou CAT6) para
organizar a casa, em seguida, você pode optar por usar channel banks
como descrito anteriormente (você tirou a zona de 2 pares e dispõe
agora de uma infraestrutura de cabeamento estruturado CAT5e/CAT6).
Você pode também investir em telefones IP ou ATA's para realizar a
interconexão com o servidor.

Talvez um mix de Channel Bank, Gateway de Voz, ATA e Telefones IP (e
quem sabe até softphone's) lhe traga um melhor resultado.

Pontos importantes:

Não projete a solução pensando apenas em custo de investimento
inicial, veja segurança do investimento, gerenciabilidade da solução e
qualidade do serviço oferecido. São estes pontos que guiarão os
investimentos futuros de upgrade para comportar a expansão e melhoria
dos serviços oferecidos.

Redundância é uma peça-chave para uma solução média como esta, não
confie em um servidorzinho qualquer e tenha equipamentos de reserva
para pelo menos manter os setores mais críticos em caso de falha de
algum dos elementos da solução. Os clientes só costumam dar  a devida
atenção a isto quando a infraestrutura pára e não tem componentes de
reposição e/ou sistema de emergência para cobrir a falha.

Ats,

Alexandre C Alencar (Skarmeth)
http://blog.alexandrealencar.net/
http://www.alexandrealencar.net/