[AsteriskBrasil] Orçamento

Alex Robertson agr.listas em gmail.com
Sexta Agosto 15 14:26:36 BRT 2008

> Quanto de banda precisaria para atender esse pessoal externo(25)?
> 1 MB dedicado para o aserisk é o sufuciente, só que a outra ponta tem que
> ter um link bom também.

Talvez não precise disso tudo. 25 ramais normalmente não equivalem a
25 ligações simultâneas.
Sem saber do negócio do amigo Edu, chuto uns 4 canais simultâneos.
Talvez precise de menos de 200kbps, mas tem que verificar este
interesse de tráfego entre as localidades.

> Quais requisitos que preciso fazer isso?
> Se for montar do zero, muita paciencia pra ler how-to do asterisk, e saber
> quais os equipamentos a comprar. Vou dar o exemplo do se fosse tudo IP
>
> 2 gateway audiocodes 24 portas FXS
> 1 placa E1
> 25 ATAS para os externos ou softfone

Faltou o servidor (ou os servidores). :-)

Lembre que se o link falhar, os telefones da filial também irão parar.
Considere colocar um Asterisk em cada ponta.

> Supondo que tenho um PABX e caso queira interligar o Asterisk com PABX que
> já possuo. O que preciso para fazer isso?
> Placa E1. Recomendo khomp assim vc não tem perigo de errar a sinalização e a
> placa é muito boa, e mais ainda é brasileira :)

Tudo depende de quanto você quer (ou pode) investir.
É possível interligar Asterisk e PABX convencional sem placa E1.

> E nos 2 casos quanto seria o mínimo($$$) para implantar uma solução assim?
> tem que decidir qual vc prefere, eu usaria implementação junto com o PABX,
> vai ficar mais barato do que comprar gateway FXS, porém vc vai precisar do
> mantenedor do PABX para algumas informações e configurações.

Na hipótese mais barata eu diria que apenas 1 servidor.
2 servidores para que os ramais da filial não "morram" quando o link falhar.

Mas lembre que o mais barato não cobre todas as necessidades da melhor forma.

> Estamos estudando a possibilidade de troca ou integração com o PABX que
> possuimos.

O Asterisk atende.

--
Alex G Robertson