[AsteriskBrasil] Softphone para Linux

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Segunda Agosto 25 12:31:47 BRT 2008

Pessoal,

       Estou precisando testar softphone para Linux que tenha boa
qualidade, de preferência free, para rede local. Testei alguns como
Ekiga, Twinkle, WengoPhone, X-Lite, dentre outros que não fui com a
"cara", porém não tive o esperado.

        Com exceção do Wengo, os outros reproduzem a voz de forma pouco
natural, o que não acontece com o Wengo, porém com este o processamento
vai a mais de 60% num do processadores de um Core2Duo de 2.0 GHz, Debian
Testing. Gostei muito do Wengo, mas ele não transfere chamadas, estou
errado?

        O Ekiga somente atende uma chamada e a segunda já dá ocupado,
umas três linhas seria razoável.

        O Twinkle, além de não ter em pt_BR (não consegui achar opção de
linguagem), tem apenas duas linhas, muita informação para o usuário
final e interface pouco prática.

        Já o X-Lite não transfere chamadas e nem faz conferência, pelo
menos não consegui nessa versão para Linux que baixei da página.

       Alguém aqui na lista usa algum e está gostando do resultado?
Quais as características ou página para consultar informações do mesmo?

       Somente para efeito de teste, queria saber como configurar no
Asterisk, usando o Wengo como se fosse um telefone analógico, para reter
chamada, fazer transferência com consulta e transferência direta. Acho
que enferrujei em algumas coisas com Asterisk + ramal analógico e não
consegui encontrar onde fazer isso, alguém tem o caminho das pedras?

[]'s
            Junior Polegato