[AsteriskBrasil] ROUTER + SPEEDY x ASTERISK -> Mestres, me deem uma luz ao configurar o router!

Raymundo César raynunes em gmail.com
Segunda Fevereiro 18 10:47:23 BRT 2008

Bom dia,

O que deu pra entender que você usa SIP e este protocolo tem problemas com
NAT, para solucionar este problema você poderá criar uma Rede Privada
Virtual – VPN ou algo que nunca fiz chamados "tunelamentos".

Uma solução ou teste que você poderá fazer e trocar o SIP pelo IAX (o IAX
não tem problemas com NAT) para verificar se continua com este mesmo
problema assim você poderá diminuir o grau de onde está o erro se é na sua
operadora ou alguma configuração no Asterisk.

Softfone IAX recomendado: iaxComm

Espero ter ajudado,

2008/2/18, Rafael de Almeida Russon <rafael em programmers.com.br>:

> Pessoal, estou implementando um asterisk e estou na seguinte situacao:
>
> PROBLEMA 1:
>
> Quem recebe minha chamada (DESTINO) escuta eu falar, mas eu nao escuto ela
> falar:
>

> EU <-- ASTERISK --> ROUTER < -- SPEEDY -- > DESTINO
>

> Acredito que seja portas, QoS ou algo do tipo. Voces podem me indicar que
> portas eu devo liberar no router? E quais supostamente deveria rotear se
> houver algum bloqueio por parte do Speedy?
>

> PROBLEMA 2:
>

> Quando, alguem via internet tenta conectar no meu Asterisk (usando o
> [...]

Raymundo Cesar
Técnico em Hardware/Redes
Tutor do Grupo Hardware&Redes
MSN: raycezar em hotmail.com