[AsteriskBrasil] usar um codec interno e outro externo

Sérgio Jungers jungers.sergio em gmail.com
Segunda Fevereiro 18 06:10:43 BRT 2008

Voce pode setar os codecs para cada fornecedor (ou cliente) isoladamente.

Neste caso, pode-se setar G.729 para as chamadas externas colocando
disallow=all
allow=g729
nas informacoes de sip do seu fornecedor.

Nas informacoes de sip dos clientes, seta
disallow=all
allow=ulaw
allow=g729
(Além disso, é necessário setar também as prioridades dos codecs nos
ATAs/Softfone)

Assim, quando for cliente a cliente (chamada interna), a primeira
tentativa serah usar ulaw e, como ambos estao aptos, esse eh que serah
usado.

Jah quando a chamada for sair por um fornecedor que não permita ulaw,
tentar-se-á negociar a utilização do segundo codec, no caso g729.

Obs: se o seu sip.conf estiver com

canreinvite=no (no [general] ou em um dos envolvidos na chamada)

ou (no extensions.conf) o dial tiver um ",t"

E os clientes (e fornecedores) estiverem setados com codecs diferentes,
o seu Asterisk pode entrar como "tradutor" dos codecs.

Por favor, corrijam-me se eu estiver errado.

Abraços,

Sérgio