[AsteriskBrasil] RES: Asterisk para Windows?

Bernardo Vieira bvieira.lists em gmail.com
Terça Janeiro 22 10:01:32 BRST 2008

Rafael,
Igualmente, sem faltar-lhe com respeito....

> Sem faltar-lhe com respeito, para que usar Linux quando a empresa já
> investiu no Windows, e tudo o que você precisa tem nele?
> Tem que aprender Linux, o que, convenhamos, é ruim demais.

Concordo com você que é difícil convencer uma empresa que já investiu
uma pequena fortuna em Windows que os admins terão que gastar tempo
aprendendo Linux, mas a questão fundamental que originou esta thread é
exatamente sobre um recurso que não está disponível no Windows, ou estou
errado?

> O papo de segurança não me convence, pois qualquer sistema com um admin
> 100% será mais seguro que um Linux com admin meia boca (eu, admin meia
> boca do Linux por exemplo, achei mais fácil desligar o Iptables e o
> SELinux, do que perder meu tempo entendendo como eles funcionam; tem
> quinhentos aplicativos e serviços rodando em background que nem JC
> explica...).

Admin 100%, saci pererê, mula sem cabeça, coelhinho da páscoa e papai
noel. Qualquer criança com mais de 6 anos de idade sabe que nada disso
existe. Nem para Windows, nem para linux. Realmente você não vai
encontrar um wizard com um cachorrinho animado para configurar o
iptables e o SELinux, mas isso é ruim? Não necessariamente, a
documentação disponível é excelente e fácil de encontrar, claro que
exige algum empenho mas IMHO é melhor do que, como acontece muitas vezes
com a documentação do windows, não encontrar documentação de qualidade
ou descobrir que a ferramenta tem 30% dos recursos da sua contrapartida
do linux. Quanto aos aplicativos em background, acabei de rodar o
taskmgr aqui (sim eu uso o windows) e dos 73 processos que estavam
rodando eu sou capaz de reconhecer uns 10, no máximo e quando eu
consultei JC ele só repondeu "são coisas do windows".

> O papo de que o código aberto qualquer um pode mecher é conversa pra boi
> dormir... Quem conhece alguém que modifica o kernel do linux? Até é
> legal, mas vem cá, no meio de tanto código, não é meio fácil eu inserir
> um backdoor e passar despercebido (aliás, isso já não aconteceu com uma
> grande distribuição)?

Provavelmente não é mais difícil um backdoor passar desapercibido no
código do kernel do linux do que infectar uma máquina windows com um
trojan. A diferença fundamental é que tem muito mais gente fazendo
trojans para windows do que pessoas que conseguem colocar um backdoor no
kernel do linux.

> Gosto do Asterisk, entendo razoavelmente dele, mas se desse eu com
> certeza o rodaria em Windows e me sentiria muito mais seguro. Só de
> pensar em compilar o zaptel cada vez que o yum baixa uma atualização do
> kernel (uma vez a cada duas semanas), me faz perder os cabelos. É
> simples, sem dúvida, mas o yum nunca poderá atualizar o linux
> automaticamente.

Não sou um usuário xiita do linux, não uso uma camisa do slackware e não
abomino quem usa windows, mas se desse para rodar o asterisk no windows
eu continuaria a usá-lo no linux, do mesmo jeito que dá para rodar
asp.net no linux mas eu continuo a rodar no windows.

Bernardo