[AsteriskBrasil] Servidor SIP não funciona sem NET

Leonardo Gomes Figueira sabbathbh.lists em gmail.com
Segunda Janeiro 28 10:37:56 BRST 2008

Thiago Pacheco escreveu:

>     Solução: NÃO usar NOMES e sim IPs no sip.conf OU cadastrar os nomes
>     usados no /etc/hosts.
>

> Leonardo não estou certo disto, mas acho que já fiz este teste e quando
> caiu a internet o meu servidor travou. Mais uma vez: NÃO ESTOU CERTO
> DISSO. Vou testar novamente e reporto o que aconteceu.

Tenho aqui uma conta SIP externa (Tmais) com registry usando nome e o
nome/ip cadastrado no /etc/hosts e funciona sem problemas, quando o link
Internet está fora os ramais internos continuam funcionando normalmente.

Antes, quando não havia a entrada no /etc/hosts o SIP parava de
responder se a Internet estava fora. Detalhe: a Tmais tem um Expire de
60 segundos, então a cada 45 segundos o Asterisk se registra novamente.

Se você não detalhar melhor sua configuração fica difícil ajudar.

>     Agora, se você depende de DNS para se registrar em servidores com IPs
>     dinâmicos... sem solução. Mas utilizar servidores com IPs dinâmicos não
>     é algo dos mais profissionais...
>

> Discordo de você. Pode-se usar o DNS para usar uma configuração de DNS
> semelhante ao MX usado para email. Seria usar SRV records. Assim vc pode
> fazer um load balance entre servidores asterisk por exemplo ( semelhante
> ao RoundRobin usado com apache).
>
> Hoje já existemalgumas operadoras usando esta entrada no DNS.

São situações diferentes. Utilizar DNS para load balance entre
servidores com IPs fixos é uma coisa. Utilizar DNS dinâmico (tipo
dyndns) para servidores com IPs dinâmicos (ADSL, Cable, etc) é bem
diferente. Me referi a segunda situação (dyndns).

 Leonardo