[AsteriskBrasil] Problema estranho com Asterisk (Canais travando, problemas com feature)

Fabiano Carlos Heringer bigu em grupoheringer.com.br
Quarta Março 26 00:12:26 BRT 2008

Pessoal, tem algo muito estranho no meu asterisk que ainda nao consegui
encontrar o porque

Praticamente todos os dias, alguns ramais ficam com ligações presas
(mudos), a feature de transferencia assistida ora funciona, ora nao
(quando nao funciona, o usuario digita o codigo pra transferencia, toca
o som de transferencia ela disca o numero que quer, mas a ligacao volta
para a pessoa sem uma explicacao logica, ja olhei nos logs e nada de
anormal aparece). As vezes tento dar um restart no asterisk (com o
comando restart now) simplesmente tudo desativa mas o asterisk nao volta
(sou obrigado a dar kill). Tenho 3 placas nessa maquina, uma TDM400 com
4 FXO, uma TDM2400 com 24FXS e uma DGV3030 com um feixe de 15 canais
digitais.

Ja vasculhei mas nao encontro nada que possa estar ocasionando isso, o
mais estranho de tudo sao os canais Zap da TDM2400 ficarem presos em
ligacoes (quando dou um core show channels as ligacoes aparecem la) ,
nesses casos so consigo voltar os canais dando um KILL (isso mesmo,
kill) no asterisk, porque nem mesmo um restart now no console nao funciona.

Esse problema da transferencia assistida eh ruim, pois quero desabilitar
o three way calling (acontece dos funcionarios perderem as ligacoes por
nao entederem que o flash parte para uma conferencia, e nao uma
transferencia, as vezes desligam o telefone mas o asterisk retorna a
ligacao da primeira linha, maior confusao) mas nao posso desabilitar
porque quando a transferencia assistida nao funciona, tem que ser no
flash mesmo.

Se precisarem de configuracoes do asterisk me inforem o que preciso
passar a voces...

Muito obrigado!