[AsteriskBrasil] Diferentes tipos toques para ramais

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Terça Maio 6 09:08:30 BRT 2008

Dá sim, depende do equipamento que você está usando para esses FXS. Se for uma placa com módulos FXS ou um banco de canais como Xorcom Astribank, todos esses utilizando o Zaptel, tudo o que você precisa é definir uma cadência no zapata.conf, assim:

;Cadencias padrao
cadence=125,125,2000,-4000
cadence=250,250,500,1000,250,250,500,-4000
cadence=125,125,125,125,125,-4000
cadence=1000,500,2500,-5000

;Chamada interna
cadence=500,300,500,3500,500,300,500,-4000

A documentação sobre como definir cadências está no zapata.conf. As primeiras quatro são cadências padrão. Se você vai especificar uma quinta, é interessante declarar as quatro cadências padrão antes. Depois o Dial() vai ficar assim:

exten => 202,1,Dial(Zap/202r5,60,r)

Se você está usando dispositivos SIP, vai depender totalmente do seu ATA/Gateway/Telefone IP/etc. Eu particularmente só consegui fazer funcionar bem com os Linksys PAP2. Pra esse caso, só é necessário chamar uma application antes do Dial():

exten => 202,1,SIPAddHeader(Alert-Info: Bellcore-r3)
exten => 202,n,Dial(SIP/202,60)

Existe outros tipo de alerta, como Bellcore-r1, Bellcore-r2, etc. Teste para ver qual fica melhor no seu caso. Nunca tentei, mas acho que esses alertas são configuráveis.

Att
Vinícius Fontes
Desenvolvimento
Canall Tecnologia em Comunicações Ltda.