[AsteriskBrasil] peer UNREACHABLE

Bernardo Vieira bvieira.lists em gmail.com
Quinta Maio 8 16:56:47 BRT 2008

Tive esse problema com o seguinte cenário:

Asterisk <-> NAT <-> Internet <-> NAT <-> Celulares (N95 e E61)

Além disso, outro pré requisito é que os celulares tinham que funcionar
também quando estivessem na mesma rede do Asterisk (mas esse é o famoso
no-brainer).
Só dava problema com o N95, o E61 funcionava tranqüilamente. No final
das contas o sip.conf ficou assim:

[4114]
type=friend
secret=secret
qualify=yes
port=5060
nat=yes
host=dynamic
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
canreinvite=no
allow=g729
allow=ilbc
allow=alaw
allow=ulaw

Nos aparelhos não precisei fazer nenhuma configuração especial, só setar
os endereços do servidor e os dados das contas. Isso funcionou
perfeitamente, até com links da vex e afins. A exceção foi 1 localidade
que rodava atrás de um roteador WRTP-54G, nesse roteador eu tive que
configurar port triggering para ele manter a conexão.