[AsteriskBrasil] Asterisk monitora servidor na rede e se acontecer algum problema o Asterisk lig

Daniel Moreira odanielspm em hotmail.com
Segunda Maio 19 17:59:20 BRT 2008

Opa,

Então, referente a sua duvida, eu recomendaria você usar um Nagios (http://www.nagios.com/) para monitor seus servidores, ai quando ocorrer problemas, você configura o nagios para executar um script, que pode ser em PHP mesmo, neste script você configura uma API com ORIGINATE. O Asterisk vai ligar para você e tocar algum audio definido por você, depende que você programar, utilizando TTS pode ate informar na ligação o que está com problemas, informando o que o Nagios detectou em sua monitoração.

Cara, depois disto e soltar a imaginação, você pode programar no asterisk para que ele execute um script especifico usando o comando System(), tipo, qualdo ele ligar para você e falar o problema, você cria uma URA com as opções tecle 1 para reiniciar o apache, tecle 2 para reiniciar o mysql e por ai vai....

Ass: Daniel Moreira

From: alberto.rodrigo em fatecpr.edu.brTo: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.orgDate: Mon, 19 May 2008 17:23:06 -0300Subject: [AsteriskBrasil] Asterisk monitora servidor na rede e se acontecer algum problema o Asterisk liga para o numero programado e executa um arquivo de voz informando que o sistema esta fora do ar

Olá Pessoal,

Alguém poderia me dar uma sugestão de como posso deixar meu asterisk para monitorar meus servidores da rede, de modo que se acontecer algum problema o Asterisk liga para o numero programado e executa um arquivo de voz, dizendo que o sistema esta fora do ar?

Obrigado,

Alberto Rodrigo Pereira