[AsteriskBrasil] RES: Usuários Iniciantes, Perguntas Vagas e usuários desligados ...

Bernardo Vieira bvieira.lists em gmail.com
Quarta Maio 28 12:30:37 BRT 2008

"Em todo caso, a controvérsia é, com frequência, útil para os dois
lados, como um roçar de cabeças que serve para cada um retificar os
próprios pensamentos e também para adquirir novos pontos de vista. Mas
os dois contendores devem ser similares em cultura e inteligência. Se um
carece da primeira, não capta tudo, não está au niveau. Se carece da
segunda, o rancor que este fato produz o instigará à deslealdade, à
astúcia, à vilania."

-- Schopenhauer, Arthur, 1788-1860.

Acontece que na vida, de um modo geral, tendemos a relacionar com
pessoas de níveis intelectual e cultural similares - sorte ou revés que
o ambiente internet/lista de discussão nos priva.  Acho que era mais ou
menos isso que o Ciro quis dizer com "Já que não tem como realizar um
teste de idade mental, antes de assinar a lista." Eis uma realidade com
a qual temos que conviver.

Isto justifica retomar a moderação? Na minha opinião não. Pense na
posição delicada que ficam os moderadores. Além de todo o trabalho de
separar o joio do trigo (que não deve ser pouco, considerando a
quantidade de joio) eles ficam com o estigma de donos da lista e viram
alvo de reclamações de todos os lados. E a lista não anda, nem para
frente, nem para trás.

Escrever wiki adianta? Também acho que não, a maioria das perguntas
(fora os ganchos para publicidade) que geram esses flames recentes são
postuladas por pessoas que claramente não se deram ao trabalho de
realizar uma pesquisa básica. Não encontraram a resposta porque não
procuraram e não por falta de informação - o clássico, e detestado por
estas bandas - RTFM.

Banir sarcasmo, ironia e demais recursos lingüísticos? Acho que é um
ponto fora de questão. Listas de discussão, ainda que técnicas, são
espaços de convivência para pessoas que (teoricamente) compartilham de
algum interesse comum. Não são fóruns de suporte, ninguém tem a
obrigação de resolver problemas alheios, ninguém paga ou recebe por
isso. Ofensas pessoais, racismo, chauvinismo, e outros ismos pejorativos
  são de fato reprováveis, não têm lugar na lista de discussão ou
qualquer esfera do convívio social de pessoas normais, mas não vejo isto
acontecer com freqüência.

Concordo que o emprego excessivo de humor faz a lista parecer a sessão
"respostas cretinas para perguntas imbecis" da MAD. O que não é certo é
dizer que isto afasta as pessoas de bom nível da lista. O que afasta as
pessoas boas da lista é justamente o baixo nível das discussões gerado
pelas perguntas imbecis. Acontece que, como eu disse no primeiro
parágrafo, é uma realidade da internet.

Trocando em miúdos, participa quem quer, quem não quiser
<mailto:asteriskbrasil-request em listas.asteriskbrasil.org?subject=unsubscribe>

[]s

Bernardo