[AsteriskBrasil] Desvantagens do Asterisk

Quarta Maio 28 14:49:36 BRT 2008

Completando a opiniao do colega abaixo, deixo a minha experiência.

Um amigo, gerente de uma multinacional me passou o relato informal de
migração de hardware cisco+frame relay para ramal VOIP por asterisk +
telefones voip e softfone em um link internet hdlc de 14MB(compartilhado com
navegação dos usuários)

A vantagem foi a citada por todos, redução drástica de custos, até por sair
de hardware cisco e de link frame.

A desvantagem foi o tempo gasto em criar políticas de QoS(shapper) para
adeguar o uso do link internet com a banda exigida pelo voip. Tem-se também,
em tempos de grande latência de link, como o que ocorreu algumas semanas com
a embratel, problemas de fluência e qualidade da ligação(o que não ocorre
com link frame com CIR). Mas este problema pode ser contornado com links
dedicados filial-> matriz, mas aí o custo fica proibitivo.

Há também desvantagem em usar softfone, o funcionário tem que ficar com o
programa no Windows/Linux, bem diferente de um telefone "separado" do PC.

Claro que o ROI foi justificável até porque o preço de 2PC "de marca" para
fazer redundância total foi, no caso, mais barato que redundância cisco.

Enfim, tem cenários e cenários, aqui temos um pabx "alcatel" bem antigo que
só o custo de manutenção e operação(software confuso) já justificaria a
migração para asterisk, hehe

Abraços.