[AsteriskBrasil] VoIP Wi-Fi

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Segunda Novembro 10 13:21:25 BRST 2008

Boa tarde!

       Galera, estou com um cenário de testes com 11 Nokia E65, 1 iPhone
3G e 1 Nokia N95, todos com ramal no Asterisk e funcionando muito bem,
com exceção do iPhone que só roda um aplicativo por vez, o que implica
que se o cabra for navegar, jogar ou usar calculadora, o Fring fica off.

       Queria perguntar a vocês se tem alguma forma de fazer o iPhone
trabalhar com VoIP tão bem quanto os Nokia, tem? Alguém usa algo além do
Fring no iPhone para ser ramal do Asterisk?

       Outro detalhe que reparei, é que os Nokia E65 não funcionam em
WPA2, alguém já conseguiu fazer funcionar?

       Existe mais algum equipamento, de preferência com valores abaixo
desses aparelhos, que eu possa colocar na rede de teste? Reparem que de
acordo com o plano, é possível pegar um 1 E65 por R$ 99,00, R$ 10,00 ou
R$ 1,00, mas o aparelho avulso fica acima dos R$ 600,00.

       Só um detalhe da rede Wi-Fi, conto com 3 roteadores sem fio
D-Link WBR-1310 58 Mbps 11b/g para cobrir uma área de 25x100, um no
andar superior 25x25 da administração, um no inferior 25x25 e outro no
galpão 25x75, cada um em cima de uma mesa no setor e me surpreendeu o
funcionamento fantástico dessa rede doméstica de testes. Estão todos os
roteadores com o mesmo SSID e canais diferentes (1, 6 e  11),  não uso a
porta WAN e nem o DHCP deles, havendo o chaveamento de um para outro
quando a pessoa muda de célula muito bom e o picote é mínimo, é parecido
com aqueles de celular com sinal fraco. Esta rede é usado por 5
notebooks e os celulares com Wi-Fi que se tornaram os ramais. A parte
cabeada é 10/100 CAT-5e com um switch básico da 3Com conectado a 20
micros e os 3 D-Link, tudo sem QoS internamente. Conto com um link
dedicado de 512 kbps com QoS para conexão com o provedor VoIP.

[]'s
            Junior Polegato