[AsteriskBrasil] Softphone para Symbiam OS

Thiago Costa dk.thiago em gmail.com
Quinta Setembro 11 01:10:43 BRT 2008

On Wednesday 10 September 2008 23:34:24 Sebastiao Rocha wrote:
> O Fring tem suporte para vc cadastrar uma conta sip eu usei e fiz ligações
> ( não recebi nenhuma ), mas aparece como outros eu acho.. faz tempo que não
> uso.

Eu vi isso. O problema é que o Fring manda os pacotes RTP lá pra um servidor
deles no EUA pra depois mandar pro meu servidor Asterisk, isso ta dando uma
latencia terrivel nas chamadas. Esse Fring deveria fazer um REINVITE pra
fazer a conexão dos pacotes RTP direto com o servidor de destino ao invez de
ficar dando essa volta.

> o problema que encontrei com fring é que ele só usa codec pcm ( num lembro
> se a, u ou os dois ), então para quem tem limitação de trafego, isso é
> ruin, pois vai comer sua franqui de dados toda.

Percebi, no Claro 3G não vai rolar uLaw. Vai ter que ser ILBC ou G.729 pois o
link de upload é só 64k

> por outro lado o protocolo sip em Nokia, testei com o E51, ele possui o
> codec g729 o que diminui bastante, mas nem registro com o E51 eu conseguim,
> o asterisk nem avisou sobre uma possivel tentativa de registro ( com ou sem
> falha )..
>
> que tal colocar aqui os passo que usou na configuração pra obter o
> registro, assim posso testar isso no e51 aqui, eu pedi na assitencia pra
> atualizarem o software dele pra ultima versão, que ainda não tem no update
> nokia. só nas assistencias, talves com a atualização não tenha este
> problema.

As minhas configurações estão assim:

Perfil do serviço: IETF
Ponto de acesso padrão: Coloquei minha conexão do 3G
Nome público do usuário: sip:login em meudominiosip
Usar compressão: Não
Registro: Sempre ativado
Usar segurança: Não

Em "Servidor proxy" e "Servidor de registro" coloquei as informações para
registro do meu servidor Asterisk, assim como em qualquer outro softphone.

Ahh, tem mais um detalhe que eu fiquei um tempinho pra tentar descobrir o que
era, na opção "Domínio" você tem que colocar a mesma coisa que você setou no
seu realm do Asterisk, senão vai ficar dando falha ao registrar. Nos
softphones por ai não costuma pedir esse realm, no Nokia precisa.

--
THIAGO DE SOUZA COSTA

e-mail: dk.thiago em gmail.com
sip: 5003 em sip.rootbsd.info