[AsteriskBrasil] Condominio Residensial compartilhando uma E1 eVOIP

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Segunda Setembro 29 16:12:17 BRT 2008

Tarcisio Besen escreveu:
> é exatamente isso que eu quero convenser o condomínio a contratar um E1 e
> então prestar serviços de instalação e manutenção e uma taxa para tarifação
> e o valor seria enviado para a taxa do condomino e mais se a operadora topar
> não vai ter problemas não é mesmo?
> eu vou prestar serviços de mão de obra ( e não telefonico) para o condomínio
> e não para o condomino.
> estou certo??
> grato pela ajuda pessoal

Bom, acho que a operadora já faz o serviço de instalação de "graça",
depois cobram pela ativação, por exemplo, um condomínio de 6 prédios com
20 aptos cada, somando 120 aptos, tem uma instalação de TV a cabo e/ou
internet por uma prestadora, esta então se une com uma operadora de
telefonia e, aproveitando a mesma estrutura, oferecem telefone, como é o
caso da Netsite/CTBC e da Netphone/Net/Virtua/Embratel.

Como eu disse, isso do seu modo vai ficar obscuro, e se alguém se sentir
lesado e for levar o negócio na justiça, vai vir chumbo grosso para cima
de condomínio e de ti. Depois, se uma meia dúzia não pagar, o condomínio
tem que arcar com a conta, pois quem contratou o E1 foi o condomínio e
não o condômino, daí dividir as contas inadimplentes entre as outras, é
comprar briga de condomínio. Mais, se o cara não pagar, não pode cortar
de imediato, pois segundo a lei, é serviço básico e carece de
negociação, e enquanto esta estiver arrolando não pode cancelar o
serviço, dentre outros detalhes.

Pense bem, talvez seja melhor montar empresa e uma parceria com uma tele
e então "vender" o serviço da tele, levar sua comissão, e também de
quebra, mão de obra para montar a infra para o condomínio e cobrar uma
taxa de manutenção do PABX-IP, se for esse o caso. Daí passa a bucha da
cobrança por usuário e problemas jurídicos para a tele e fica com sua
manutenção paga pelo condomínio e a comissão por cada linha nova vendida.

[]'s
             Junior Polegato