[AsteriskBrasil] Banco de Canais CIANET com E1 Digivoice

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Terça Dezembro 1 15:55:59 BRST 2009

Além dessa questão de retribuição vem a questão técnica mesmo.

Por exemplo, eu tinha um cliente que usava uma placa de E1 da Sangoma. Placa realmente muito boa, não incomodava. Nessa instalação também existia alguns Astribanks da Xorcom.

Um belo dia em virtude de um raio alguns Astribanks fritaram. Os Astribanks "convencionais" saíram de linha e em seu lugar vieram os Astribank2, aquele com duas portas USB. Na hora de instalar no cliente, eles não subiam de jeito nenhum. Precisamos atualizar o DAHDI. Ao atualizar o DAHDI veio a surpresa: o Wanpipe, driver da Sangoma, não suportava a versão do DAHDI que suportava os Astribank2. E agora José? Tivemos que instalar uma placa Digium no lugar.

Depois de MUITO tempo (meses!) a Sangoma finalmente lançou uma versão do Wanpipe compatível com o DAHDI 2.2.0 e conseguimos reaver nossa placa Digium.

Moral da história: a direção da nossa empresa não gostou nada do custo adicional com fretes, deslocamento e hospedagem de técnicos, além das placas Digium e Sangoma empenhada por meses. Tivemos que absorver esse custo todo. Daquele dia em diante, aqui não se implementa NADA que não use DAHDI. Nem Digivoice, nem Khomp, nem Sangoma, nada. Precisa de driver de terceiros? Aqui no laboratório não entra, daqui do laboratório não sai.

Infelizmente foi necessário levarmos prejuízo para aprendermos. Espero que ninguém mais da lista enfrente esse tipo de problema.

Vinícius Fontes
www.asteriskforum.com.br - Informações e discussão sobre Asterisk e telefonia IP