[AsteriskBrasil] agents.conf

Tiago Durante tiagodurante em gmail.com
Quarta Janeiro 28 16:32:58 BRST 2009

2009/1/28 Roberto Fonseca <robertodafonseca em terra.com.br>:
> [...]
> para 1600.
>
> O asterisk pede para ele informar usuário e senha, e o cara loga.
>
> Logado na fila, o operador fica ouvindo uma música o que gera o primeiro
> problema: se alguém interno tentar ligar para o ramal do operador, não
> conseguirá, pois ele esta ouvindo música na fila.
>
> Bom, mesmo assim o operador segue na fila, e entra uma ligação externa na
> fila. O cara, atende o cliente e após isso desliga o telefone. Ao desligar o
> telefone ele também esta se "deslogando" do call Center. Dae novamente ele

Acho que isso pode resolver.

; Define endcall to allow an agent to hangup a call by '*'.
; Default is "yes". Set this to "no" to ignore '*'.
;
;endcall=yes

> A minha necessidade era que o cara chegasse pela manhã, discasse para o 1600
> e se logasse. Após isso ele poderia ficar com o ramal no gancho, podendo
> receber ligações tanto da FILa quanto ligações de ramais internos. E ele
> permaneceria logado, até se deslogar ligando para outro ramal de desconexão
> por exemplo. Existe como implementar essa situação no asterisk? Alguém já
> tem algo do tipo?

Você precisa usar o agente daquela maneira?
Se você usar o agente, no queues.conf, assim:

member => SIP/6969 (ramal do cara)

Ele não precisa fazer login. O asterisk entende que ele ta sempre
la... e o cara pode usar o telefone.
Mas ae acaba login e logoff...

Eu to com um problema parecido, acho que vou resolver criando meu
próprio login/logoff usando astdb.
Pq eu preciso saber se o cara ta na mesa.

> Att
> Roberto Fonseca
> Porto Alegre, RS.

Abracos,