[AsteriskBrasil] Módulos Queimando

cooky em click21.com.br cooky em click21.com.br
Quinta Janeiro 29 17:41:38 BRST 2009

Angelo,

A incidência de Descargas Atmosféricas no Brasil e muito grande.

Há muito tempo atrás (décadas de 70, 80 e 90) havia filtros para evitar que
Modens Analógicos conectados a linhas telefônicas (2 ou 4 fios) fossem
queimados durante Descargas Atmosféricas. Época dos famosos Modens do Padrão
Telebrás.

Inclusive alguns Modens vinham com esse filtro já de fábrica. Me lembro de
Modens da Elebra (Empresa que nem existe mais).

Uma Maneira de Minimizar os efeitos das Descargas Atmosféricas é ter um
aterramento dentro das normas da ABNT, para todos os Equipamentos do Site. É o
famoso terceiro pino da tomada para 110/127 Volts.

Sds,
Cooky