[AsteriskBrasil] Módulos Queimando

Wagner Oliveira wagaobr em yahoo.com
Quinta Janeiro 29 17:52:42 BRST 2009

Angelo,

As empresas de telefonia usam um supressor a gás que é colocado entre a chegada da linha e a central. São muito rápidos e eficientes, isso não quer dizer que de vez em quando não queima uma placa. Não sei onde vc esta mais já vi isso pra vender na Sta. Efigênia em SP. Na central esses módulos são de 100 linhas. O que vi na Sta. Efigênia são para duas linhas. E, como o Cooky disse, são treis contatos, lógico um é para o terra que deve ser de boa qualidade, senão nada feito. As placas que usamos no * são importadas e elas não possuem esta proteção que o Cooky falou, por isso uma simples descarga na linha telefonica e ela passa para a placa.

Wagner de Oliveira
Gateway - The gateway to the Brazil West Center Zone
GSM, PDH, SDH, WDM, DWDM, SWITCH and much more...
(62) 8536-2596

wagaobr em yahoo.com

________________________________
From: "cooky em click21.com.br" <cooky em click21.com.br>
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Sent: Thursday, January 29, 2009 5:41:38 PM
Subject: Re: [AsteriskBrasil] Módulos Queimando

Angelo,

A incidência de Descargas Atmosféricas no Brasil e muito grande.

Há muito tempo atrás (décadas de 70, 80 e 90) havia filtros para evitar que
Modens Analógicos conectados a linhas telefônicas (2 ou 4 fios) fossem
queimados durante Descargas Atmosféricas. Época dos famosos Modens do Padrão
Telebrás.

Inclusive alguns Modens vinham com esse filtro já de fábrica. Me lembro de
Modens da Elebra (Empresa que nem existe mais).

Uma Maneira de Minimizar os efeitos das Descargas Atmosféricas é ter um
aterramento dentro das normas da ABNT, para todos os Equipamentos do Site. É o
famoso terceiro pino da tomada para 110/127 Volts.

Sds,
Cooky

Citando Ângelo Zanandreis <angelo.zanandreis em gmail.com>:

> Boa tarde a todos!
> Possuo um servidor asterisk com hardware Digium e linhas analógicas. É a
> segunda vez que o módulo FXO queima durante uma tempestade. Alguém sabe se
> existe um tipo de filtro que eu posso utilizar para evitar esse dano?
>
> Obrigado!
>
> Ângelo

Para fazer uma ligação DDD pra perto ou pra longe, faz um 21. A Embratel tem
tarifas muito baratas esperando por você. Aproveite!

Openmoko Freerunner, primeiro telefone open source, disponível no Brasil rodando o Android da Google.
http://www.neodroid.com

http://www.voipmania.com.br