[AsteriskBrasil] Discagem pelo sistema (via AMI)

Bruno Henrique Gomes Gouvêa brunohenriquebh em gmail.com
Sexta Março 13 12:56:08 BRT 2009

Robson,

Estamos no inicio da implementação aqui na empresa, e ainda não temos nada
muito solido.
A solução que encontramos ate o momento para essa discagem automatica foi a
seguinte:

O operador loga no CRM (que atravez de uma aplicação no servidor -
java-asterisk)  e utilizando a action originate,  fecha a chamada entre a
base do operador (canal SIP) e em uma extensão de login para o Agent. Ate
então o problema era que o usuario apos receber a ligação na base tinha que
digitar seu login e senha para logar-se,  a solução encontrada para evitar o
problema foi cadastrar o agente sem senha, e na função AgentLogin passar
como parametro o numero do agente, dessa forma no momento que o operador
loga, ele recebe uma chamada, atende e ja esta logado.

Apartir dai fica simples utilizo novamente o Originate para fechar o canal
do agente (canal Agent/, não SIP) com qualquer extensão, dessa forma o
operador quando disca pelo sistema, escuta apenas um beep e  pode efetuar
ligações de forma transparente pelo sistema.

O unica questão é que dessa forma, temos que criar um vinculo na parte
servidora (baseado no IP da maquina ou no nome) indicando em que maquina o
operador esta logando e qual ramal fisico (canal SIP) esta associado a ela
no momento.

Espero que não tenha ficado muito confuso, e ainda estou aberto a novas
sugestões.

Att,