[AsteriskBrasil] Embratel e a porta 5060 | Porque?

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Sexta Maio 22 16:51:51 BRT 2009

Fernando - Talkmais escreveu:
> Ola Junior,
> Seguinte, meu servidor somente aceita conexões na porta 5060.
> O que acontece é que a Embratel parece ter reservado essa porta para o Voip
> deles.
> Para ficar mais claro, meu cenário é o seguinte:
> Conexão: WiMAX
> Dispositivo: Motorola CPEi 35300
> esse dispositivo(modem), tem conexão wimax com a embratel, e tem duas portas
> FXS.
> Essa conta da embratel vem com dois numeros de telefone fixo. Que são voip.
> [...]

Olá,

       Agora está bem mais claro, um IP público somente pode ter um
programa escutando por porta. Dessa forma como o modem deles já ouve na
porta 5060 e provavelmente devem fazer QoS para essa porta, acredito que
não vão mudar a porta do modem, mas se conseguir com que mudem a porta
do modem, aí sim pode usar o Asterisk na 5060, senão vai ter que mudar a
porta do Asterisk mesmo.

        Outra alternativa, veja se você tem mais IPs públicos
disponíveis e configure este IP no servidor com Asterisk e use a porta 5060.

        Outra ainda, é fazer um REDIRECT de uma porta qualquer, tipo
5070 para a porta 5060, assim o Asterisk escuta tanto na porta 5060
quanto na 5070 de forma transparente:

iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp --dport 5070 -j REDIRECT --to-port
5060

       Mas vejo aqui um outro problema: se o Asterisk está atrás de NAT
pelo visto, como está redirecionando as portas no modem deles para o
Asterisk? Pois mesmo que mudem a porta do modem e não haja
direcionamento da porta 5060 para o servidor com Asterisk, de fora você
nunca vai alcançar o Asterisk. Então, mesmo que faça o redirecionamento
como acima, ainda precisa no modem direcionar a porta 5070 para o
Asterisk e também as de 10000 a 20000, sendo que provavelmente esta
última gama já seja usada pelo modem, vai ter que mudar as portas RTP no
Asterisk e no modem direcionar essas portas para o servidor com
Asterisk. Em suma, se não tiver acesso ao modem e nem um outro IP
público redirecionado nesse modem, não vai nunca ver seu Asterisk de
fora da sua rede.

[]'s
           Junior Polegato