[AsteriskBrasil] Queuemetrics.

Italo Rossi italorossib em gmail.com
Terça Novembro 17 21:48:34 BRST 2009

Jeferson,

>         - Quando eu crio um agente, ou uma fila no queuemetrics,
> essas configurações não deveriam estar nos arquivos /etc/asterisk/
> agents.conf e queues.conf respectivamente? Ou tenho que criar
> agentes e filas na mão, e depois importar essas configurações com o
> wizard do queuemetrics?

Crie os agents no freepbx, na mão ou em qualquer outra interface que
você utilize para isso. No queuemetrics importe as configurações com o
wizard.

>         - As aplicações Agentlogin RemovequeueMember etc deverão ser
> feitas na mão tbm?

O queuemetrics pode fazer isso por você, basta que siga as instruções
da instalação, nela deverá conter a configuração da conta do manager e
o arquivo com o dialplan necessário para efetuar login, logoff, pause
e unpause dos agentes.

PS: Por padrão o queuemetrics vem pronto para trabalhar com agentes
estáticos. Para login dinâmico veja o link http://queuemetrics.com/manuals/QM_UserManual-chunked/ar01s18.html#_using_addqueuemember_for_dynamic_agents

>     Pelo que vi ate agora, o queuemetrics usa os arquivos de log do
> asterisk para gerar os relatórios, mas no que diz respeito aos
> agentes e filas, como é o funcionamento geral do queuemetrics?

O queuemetrics armazena o logs das filas no mysql, o qloarderd é o
responsável por isso, e de lá é extraída toda a informação que é
exibida na interface e nos relatórios. Apenas a área da "Realtime
Page" é obtida direto do asterisk (através de AMI).

> Muito obrigado pela ajuda dos colegas.

T+!