[AsteriskBrasil] RES: Queuemetrics.

Jeferson Oliveira zuberi3000 em yahoo.com.br
Quarta Novembro 18 11:46:50 BRST 2009

Muito Obrigado pelos esclarecimentos Italo.
Vou seguir suas dicas e posto o resultado em seguida.

Grande abraço.

Jeferson Oliveira.

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Italo
Rossi
Enviada em: terça-feira, 17 de novembro de 2009 21:49
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Queuemetrics.

Jeferson,

>         - Quando eu crio um agente, ou uma fila no queuemetrics, essas
> configurações não deveriam estar nos arquivos /etc/asterisk/
> agents.conf e queues.conf respectivamente? Ou tenho que criar agentes
> e filas na mão, e depois importar essas configurações com o wizard do
> queuemetrics?

Crie os agents no freepbx, na mão ou em qualquer outra interface que você
utilize para isso. No queuemetrics importe as configurações com o wizard.

>         - As aplicações Agentlogin RemovequeueMember etc deverão ser
> feitas na mão tbm?

O queuemetrics pode fazer isso por você, basta que siga as instruções da
instalação, nela deverá conter a configuração da conta do manager e o
arquivo com o dialplan necessário para efetuar login, logoff, pause e
unpause dos agentes.

PS: Por padrão o queuemetrics vem pronto para trabalhar com agentes
estáticos. Para login dinâmico veja o link
http://queuemetrics.com/manuals/QM_UserManual-chunked/ar01s18.html#_using_ad
dqueuemember_for_dynamic_agents

>     Pelo que vi ate agora, o queuemetrics usa os arquivos de log do
> asterisk para gerar os relatórios, mas no que diz respeito aos agentes
> e filas, como é o funcionamento geral do queuemetrics?

O queuemetrics armazena o logs das filas no mysql, o qloarderd é o
responsável por isso, e de lá é extraída toda a informação que é exibida na
interface e nos relatórios. Apenas a área da "Realtime Page" é obtida direto
do asterisk (através de AMI).

> Muito obrigado pela ajuda dos colegas.

T+!