[AsteriskBrasil] Ligações picotando e caindo

Davi Magno davi.magno em gmail.com
Sexta Novembro 20 17:09:23 BRST 2009

Prezados,

tenho um cliente que possui cerca de 150 ramais ip´s com uma média de 70
chamadas simultaneas, sendo aproximadamente 40 chamadas saintes via VoIP e o
restante, saindo ou entrando via E1.

Acontece que até uns dias atrás tudo funcionava perfeitamente e eram raras
as reclamações, mas de duas semanas pra cá os problemas não param... toda
hora chove reclamações de ligação picotando ou ligação caindo. Eu tenho
CERTEZA que o problema não é da rota, pois tenho N clientes utilizando e não
reclamam, somente este, tudo bem que meus demais clientes fazem no máximo 5
chamadas simultaneas saintes via voip, mas era pra reclamarem também se o
problema fosse no servidor, afinal ligam o tempo todo também, apenas em
quantidade menor.

O cliente possui 4Mbps Full Duplex da Embratel exclusivo para VoIP, e outros
6Mbps para dados, apesar de os links serem destintos, ambos passam pelo
mesmo firewall, que é responsável por uma rede de 200 colaboradores
internos, e cerca de 40.000 usuários externos, incluindo clientes (que fazem
downloads, atualização de software, acesso a base de dados), bem como
representantes espalhados por todo Brasil.

Alguém tem alguma idéia do que possa estar acontecendo?

Agradeço desde já qualquer informação com objetivo de ajudar a esclarecer o
ocorrido!

Atenciosamente,

Davi Magno