[AsteriskBrasil] Res: Fax com Asterisk 1.4

José Eduardo C. Mazolini eduardo_mazolini em yahoo.com
Domingo Setembro 20 23:37:57 BRT 2009

T38 é um codec. Ele envia dados de como montar a frequencia e não o "wav". Algo com Frequencia X + Frequencia Y por 20 ms.
Um aparelho que tem transcodificação de T38 que converte o som em T38.
Se vc sniffar uma transmissão T38 não vai conseguir remontar o wav no wireshark como faz com o G711.
Nos momentos em que tiver dados sendo transimitido o codec transmitido muda e não da para ouvir o som.

Só corrigindo a o Leonardo que se expressou mal, estamos falando de fax por T.38 codec de dados, não por codec de audio.
Mas ambos T.38 e G7xx são transmitidos por RTP.

Isso ocorre também com a sinalização de telefone de surdo.

 Eduardo Mazolini
(19) 9191-2705

----- Mensagem original ----
De: Leonardo Gomes Figueira <sabbathbh.lists em gmail.com>
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Enviadas: Domingo, 20 de Setembro de 2009 14:03:16
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Fax com Asterisk 1.4

Paulo,

estamos falando de FAX através de T.38 e não através de RTP. Não
confunda as coisas.

   Leonardo

Em 20-09-2009 09:47, Paulo Heckmaier escreveu:
> Leonardo
> Fax através dos pacotes RTP usando o codec G729 realmente não funciona.
> Se quiser realmente aprender sobre fax leia esse pequeno artigo.
> http://www.soft-switch.org/foip.html
>

> 2009/9/19 Leonardo Gomes Figueira <sabbathbh.lists em gmail.com
> <mailto:sabbathbh.lists em gmail.com>>
>
>     Rodrigo,
>
>     você afirma que FAX não irá funcionar com T.38 usando codec G.729
>     baseado em testes sem sucesso com algum equipamento específico ?
>
>     O funcionamento do T.38 é independente do codec usado na chamada de voz
> [...]

Participe do IV Encontro VoIPCenter, 16 a 18 de setembro - São Paulo.
VoIP, Asterisk e Convergência de Redes.
http://www.encontrovoipcenter.com.br

http://www.voipmania.com.br