[AsteriskBrasil] ENC: Enquete por Telefone

Wagner wagner em beetelecom.com.br
Quinta Abril 8 15:16:05 BRT 2010

A Conta seria esta mesmo para cada tronco E1 até 30 chamadas simultanes,
para disponibilizar a seus clientes mais canais adicione mais troncos

----- Original Message -----
From: "Ronaldo Gregorio de Araujo" <ronaldo em sinprosp.org.br>
To: <asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org>
Sent: Thursday, April 08, 2010 3:08 PM
Subject: [AsteriskBrasil] ENC: Enquete por Telefone

Boa tarde Senhores

Recorro a lista pois com certeza alguém deve ter alguma experiência com esse
tipo de cenário.

Estou começando a mexer agora com o Asterisk e me veio a seguinte dúvida:

Imaginem que a empresa precise fazer uma enquete por telefone. Ela passará
um numero de telefone (0800) para o cliente ligar onde o mesmo deverá entrar
com alguns dados para confirmar o seu cadastro. Após isso, o cliente terá
que escolher uma das 3 opções disponível. Após a escolha uma mensagem de
agradecimento será tocada e a ligação desligada.

Tanto a consulta dos dados, como a escolha das opções e a mensagem de
agradecimento é "simples" de ser feito.

A minha dúvida é: imaginem que essa base de clientes esteja em torno de
10.000 e que podemos ter X ligações simultâneas. Esse X pode variar de 1 a
10.000.

Imagino que montar um ambiente para atender até 200 ligações simultâneas já
seja o suficiente.

O que não consigo visualizar é como o asterisk vai atender essas X ligações
simultaneamente ? Com uma E1 instalada eu sei que consigo até 30 ligações
simultâneas (me corrijam se eu estiver errado com esse número). Mas e para
estar preparado para 200 ligações simultâneas, vou precisar do quê ?

Eu imagino que a Globo tenha uma estrutura parecida com essa para a votação
por telefone no BBB (ainda bem que acabou o desse ano !!!!)

Obrigado por qualquer informação.

Ronaldo