[AsteriskBrasil] Pesquisa de Satisfação pelo Asterisk (Ricardo A. O)

Rodrigo Lang rodrigoferreiralang em gmail.com
Segunda Agosto 23 10:36:08 BRT 2010

É possível dar permissão ao Asterisk na tabela onde contém os números? Se
sim, facilitaria muito sua vida. Mas vou lhe dar uma explicação básica de
como você terá que fazer:

- Eu faria da seguinte maneira (A mais complicada):
Primeiro, uma tabela com as seguintes colunas: os números que o Asterisk
teria que ligar e uma coluna para confirmar se a ligação deu ok.
Inicialmente você colocaria os números em uma coluna e aonde confirma se a
ligação deu ok, você coloca inicialmente 0. Crie um programa em Java que se
conecte com o AMI e com o banco onde se encontra a tabela. Este programa
terá que gerar a ligação via AMI (ele buscará no campo todos os números que
estejam como "0"), se a ligação não for atendida o programa não fará nada.
Se a ligação for atendida o programa irá modificar o registro onde tem o
número do cliente que atendeu e no lugar do 0 colocará 1 (indicando que a
ligação foi atendida). Agora a parte do Asterisk é um pouco mais simples.
Crie um contexto com um AGI que se conecte com um banco qualquer, de
preferência o mesmo onde está os números. Neste AGI você irá colocar a URA e
fazer o questionário e inserir no banco junto com o número do cliente.

- Outra maneira que você pode fazer (Mais simples, não indicada e com um
ponto de falha):
Basicamente é igual ao outro. Vai precisar de uma tabela com as seguintes
colunas: os números que o Asterisk teria que ligar e uma coluna para
confirmar se a ligação deu ok. Inicialmente você colocaria os números em uma
coluna e aonde confirma se a ligação deu ok, você coloca inicialmente 0.
Crie um script em sua linguagem predileta e o mesmo irá buscar no banco as
ligações (todas que estão como "0"), criando um arquivo .call [1] na pasta
/var/spool/asterisk/outgoing/ e também, após criar o arquivo .call, já
modificar de 0 para 1 no banco. Agora a parte do Asterisk é igual ao exemplo
anterior. coloque seu script na crontab do Asterisk.

O ponto de falha que comentei é o seguinte: Após ser criado o arquivo .call
o Asterisk irá realizar a ligação. No arquivo .call você tem a opção de
quantas tentativas o Asterisk terá no caso de a ligação não ser atendida. Aí
que está o problema. Depois de estourar as tentativas, o Asterisk
simplesmente apaga o arquivo .call, a mesma coisa acontece se a ligação for
atendida. Então, você terá que buscar no cdr (Sendo que o arquivo .call gera
informações bem precárias) se a ligação foi atendida (O Asterisk não irá
gerar bilhete se a ligação não for atendida).

[1]
http://svnview.digium.com/svn/asterisk/branches/1.6.0/sample.call?revision=134981&view=markup

Acho que é tudo. Bom se você não conhece muito Banco de Dados, Programação e
Asterisk, compre uma solução pronto ou procure uma free.

Ats,
Rodrigo Lang.