[AsteriskBrasil] x-lite

Newton Pasqualini newtonpasqualini em gmail.com
Quarta Fevereiro 24 19:28:00 BRT 2010

Softphones são bons, fazem o que vieram para fazer.

Alguns "poréns":
 - Cabeamento - se possível separar dados de voz
 - Codecs - dependendo da quantidade de PAs use codecs de baixo consumo,
isso pode gerar gargalos na rede se ela não tiver uma infra muito boa
 - Headsets - cuidado com headsets baratos, eles ocilam, picotam, ficam com
baixo volume, além de quebrar muito fácil - se possível use headsets USB
estes são realmente bons

Asterisk
Procure mensurar os itens acima antes de definir o hardware, lembre que no
call center você precisa de "fazer a ligação"+"gravar a ligação"+"monitorar
a ligação" x seu número de PAs.

No meu caso viviam reclamando de ligação picotar, monitoramento não
funcionar, ligação não completar, etc... até eu levar ao pé da letra e
entender tudo isso que precisava, fui duro!

Hoje tenho uma operação ótima com VoiP.

Um abraço!
Newton Pasqualini Filho
Tricko Sistemas e Consultoria