[AsteriskBrasil] Escolha de HeadSet para CallCenter

Mestre Asterisk masterisk em mestreasterisk.com.br
Quinta Março 4 10:18:53 BRT 2010

Jaqueline,

Vai aqui algumas dicas para que minimize os problemas de audio em suas
posições de atendimento em relação a headsets.

Isso é uma experiência que obtive em um cliente.

Cenário:

O cliente possuia um CallCenter de 40 posições utilizando
como cliente SIP o softphone X-lite.

As estações de trabalho eram desktops da Dell com
processador celeron sem cache L2.

Os headsets eram USB dos modelos mais simples e sem marca.

Problemas encontrados:

Os operadores reclamavam constantemente de eco e picotes no audio.

Por diversas vezes fiz vários ajustes de ganho no servidor
Asterisk, seja ele de TX-Gain/RX-Gain, Cancelamento de Eco On ou Off,
Supresão de Silencio On e Off e até mesmo ajustes na
configuração do X-lite mas nenhuma das minhas iniciativas
surtiam efeito. Depois de inúmeras tentativas resolvi comprar um
headset USB da Plantronics com DSP(Processador Digital de Som) e fazer
testes em diversas estações de trabalho e para minha
surpresa os problemas continuavam.

Então resolvi acompanhar a operação durante todo o
dia, mas dessa vez com o meu notebook, x-lite e o mesmo headset utilizado
pelos operadores. Foi um sucesso não encontrei problema algum, e as
ligações ficavam com otima qualidade.

Entâo veio a pergunta: Onde estava o problema?

Solução:

Ao me sentar em uma das posições de atendimento e simular
chamadas percebi um problema grotesco e que me deixou muito preocupado.
Toda vez que estava em uma ligação e tinha que minimizar ou
maximizar o firefox ou qualquer outra janela a ligação
apresentava eco e picotes.

Sem mais esperanças resolvi atualizar o driver de video e de som
para as versões recomendadas pelo fabricante. E para minha surpresa
os problemas acabaram.

Conclusão:

1. Estações de trabalho que utilizam processador celeron sem
cache L2 não são recomendadas para operações
de call center IP.

2. A latência ou tempo de resposta em uma rede interna não
pode ultrapassar 20ms do contrário existe algo errado. Essas
estações de trabalho mais simples e com menos poder de
processamento apresentam latencia de 120ms a 200ms e o meu notebook estava
com latência de 1ms a 5ms na mesma rede que estevam as
estações.

3. Devido as estações de trabalho não possuirem
placas de som off-board processadas todo o processamento de voz fica a
cargo do processador da máquina que por sua vez não tem
recursos suficientes para executar todas as tarefas simultaneamente que
por sua vez interfere diretamente na qualidade das chamadas.

4. Drivers de video e som podem influenciar na qualidade das chamadas caso
estejam mal configurados ou então com drivers genéricos.

5. Independente do Headset, seja ele de qualidade ou genérico temos
que nos atentar aos itens a cima, pois os headsets simples depois das
atualizações funcionaram tão bem quanto o mais
sofisticados.

Fica a dica: Em relações a headsets utilize aqueles que a
comunidade está recomendando e que nunca apresentaram problemas mas
em contra partida solicite a sua equipe de TI que certique-se que os itens
citados acima estejam ok.

Bom acho que é isso, espero que possa ajudar a todos essa
experiência.

Sem mais agradeço,

Adriano Roncaglia

http://mestreasterisk.com.br

admin em mestreasterisk.com.br

> Colega,

>                 Uso os Head da Earcom Plug PS2 modelo HX19 em meu

> callcenter são ótimo, entre no site e procure a
Jaqueline

> --

> Jaqueline Olliveiraa

> Telefone: 11-3835-3576 / 11-3839-1011 - Ramal: 269

> E- mail: jaqueline em earcom.com.br

> Site: www.earbone.com.br

> --

> Abraço

> Alexandre

otima

usada

> em Desktops em um callcenter, os amigos tem algum bom que seja

> Resistente para indicar?

>     Preciso com plugs P2 pois serão para Desktops.

>     Rafael Alves Machado

>     P Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio
Ambiente.

>     KHOMP: qualidade em placas de E1, GSM, FXS e FXO para
Asterisk.

>     - Hardware com alta disponibilidade de recursos e qualidade
KHOMP

www.khomp.com.br

> [...]

>   Conheça a linha completa de produtos KHOMP em
www.khomp.com.br

> Conheça a linha completa de produtos KHOMP em

Mestre Asterisk | Portal

Tudo o que você precisa está aqui!

http://mestreasterisk.com.br