[AsteriskBrasil] Escolha de HeadSet para CallCenter

jose jasanchez em terra.com.br
Quinta Março 4 15:51:57 BRT 2010

Olá Mestre
Muito bom seu estudo feito, com certeza vai ajudar muita gente. Na sua opniao qual seria a configuraçao minima de computador para usar, pergunto isso pois tenho probelmas tb em clientes e me perguntam qual seria o requisito minimo de computador , usando fone USB.
Obrigado

  ----- Original Message -----
  From: Mestre Asterisk
  To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
  Sent: Thursday, March 04, 2010 10:18 AM
  Subject: Re: [AsteriskBrasil] Escolha de HeadSet para CallCenter

  Jaqueline,

  Vai aqui algumas dicas para que minimize os problemas de audio em suas posições de atendimento em relação a headsets.
  Isso é uma experiência que obtive em um cliente.

  Cenário:

  O cliente possuia um CallCenter de 40 posições utilizando como cliente SIP o softphone X-lite.
  As estações de trabalho eram desktops da Dell com processador celeron sem cache L2.
  Os headsets eram USB dos modelos mais simples e sem marca.

  Problemas encontrados:

  Os operadores reclamavam constantemente de eco e picotes no audio.
  Por diversas vezes fiz vários ajustes de ganho no servidor Asterisk, seja ele de TX-Gain/RX-Gain, Cancelamento de Eco On ou Off, Supresão de Silencio On e Off e até mesmo ajustes na configuração do X-lite mas nenhuma das minhas iniciativas surtiam efeito. Depois de inúmeras tentativas resolvi comprar um headset USB da Plantronics com DSP(Processador Digital de Som) e fazer testes em diversas estações de trabalho e para minha surpresa os problemas continuavam.
  Então resolvi acompanhar a operação durante todo o dia, mas dessa vez com o meu notebook, x-lite e o mesmo headset utilizado pelos operadores. Foi um sucesso não encontrei problema algum, e as ligações ficavam com otima qualidade.
  Entâo veio a pergunta: Onde estava o problema?

  Solução:

  Ao me sentar em uma das posições de atendimento e simular chamadas percebi um problema grotesco e que me deixou muito preocupado. Toda vez que estava em uma ligação e tinha que minimizar ou maximizar o firefox ou qualquer outra janela a ligação apresentava eco e picotes.
  Sem mais esperanças resolvi atualizar o driver de video e de som para as versões recomendadas pelo fabricante. E para minha surpresa os problemas acabaram.

  Conclusão:

  1. Estações de trabalho que utilizam processador celeron sem cache L2 não são recomendadas para operações de call center IP.

  2. A latência ou tempo de resposta em uma rede interna não pode ultrapassar 20ms do contrário existe algo errado. Essas estações de trabalho mais simples e com menos poder de processamento apresentam latencia de 120ms a 200ms e o meu notebook estava com latência de 1ms a 5ms na mesma rede que estevam as estações.

  3. Devido as estações de trabalho não possuirem placas de som off-board processadas todo o processamento de voz fica a cargo do processador da máquina que por sua vez não tem recursos suficientes para executar todas as tarefas simultaneamente que por sua vez interfere diretamente na qualidade das chamadas.

  4. Drivers de video e som podem influenciar na qualidade das chamadas caso estejam mal configurados ou então com drivers genéricos.

  5. Independente do Headset, seja ele de qualidade ou genérico temos que nos atentar aos itens a cima, pois os headsets simples depois das atualizações funcionaram tão bem quanto o mais sofisticados.

  Fica a dica: Em relações a headsets utilize aqueles que a comunidade está recomendando e que nunca apresentaram problemas mas em contra partida solicite a sua equipe de TI que certique-se que os itens citados acima estejam ok.

  Bom acho que é isso, espero que possa ajudar a todos essa experiência.

  Sem mais agradeço,

  Adriano Roncaglia
  http://mestreasterisk.com.br
  admin em mestreasterisk.com.br