[AsteriskBrasil] Asterisk substitui PABX tradicional?

Thiago Coutinho root em thiagoc.net
Domingo Março 28 23:52:06 BRT 2010

Olá.

2010/3/28 Leandro Jekimim Goulart <jekimim em yahoo.com.br>:
> Para direcionar o meu estudo gostaria de algumas dicas, se possível. A
> primeira questão é: o Asterisk substitui um PABX tradicional? Pelo que li (e
> pelos diagramas que vi) o modelo ideal é conectar o Asterisk a um PABX, e
> deixar que o PABX cuide das linhas analógicas, correto? Mas existe forma de
> usar somente o Asterisk, e conectar os aparelhos telefônicos tradicionais
> nele?

Não só substitui como agrega muitas funcionalidades que uma central
tradicional de baixo/médio custo não agrega.

> A segunda questão é, caso seja possível evitar o aparelho PABX, que tipo de
> placa teria que ter (no servidor onde vou instalar o Asterisk) para conectar
> diretamente os aparelhos telefônicos tradicionais? E que tipo de placa
> preciso para conectar minhas 2 linhas telefônicas externas?

Como explicado pelo Kim no outro e-mail, para as linhas você precisará
de uma placa com portas FXO. Para usar os telefones tradicionais você
precisará de um banco de canais FXS ou alguns ATAs. Ou você pode
também usar softphone.

> E terceiro, caso tudo isso seja possível, o custo compensa? O Asterisk vou
> usar de qualquer maneira, pelas funcionalidades que vou ter. Mas a dúvida é
> se estas placas seriam mais baratas que uma central PABX? Ou é mais barato
> usar Asterisk + Central PABX?

Como você não tem uma central analógica, vale mais a pena comprar a
placa FXO e deixar somente o Asterisk como PBX, não tem porque comprar
uma central analógica.

--
thiagoc

"O povo não deveria temer o governo. O governo é quem deveria temer o povo."
V de Vingança