[AsteriskBrasil] Dúvida: Asterisk com PABX analógico

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Terça Maio 4 14:12:20 BRT 2010

Em 04-05-2010 13:51, Felipe Sanon escreveu:
> Galera,
> Situação:
> 1) Digamos que eu já tenha um PABX analógico num ambiente com 60
> ramais ligados à ele.
> 2) Não sei mexer com PABX analógico, sei somente ASTERISK.
> 3) Quero manter o PABX analógico e os ramais que ele controla, porém,
> gostaria de utilizar o asterisk pra prover alguns serviços, como URA,
> encaminhamento de chamadas, gravação de chamadas e definir um banco de
> dados com senhas para os ramais analógicos conseguirem fazer chamadas
> para fora, etc.
> [...]

Olá,

         Vai ter que colocar o Asterisk entre o PABX e as linhas tronco
(linhas com a empresa de telefonia) para prover o atendimento. Se forem
linhas tronco analógicas, o Asterisk vai precisar de portas FXO para
receber essas linhas e portas FXS para oferecer linhas para o PABX,
porém ser for digital, então precisa de portas E1 para receber as linhas
digitais e outras E1 para se ligar ao PABX. Além disso, o PABX terá que
ter suporte a DDR de forma que você possa encaminha chamadas a ramais
determinados, e portanto vai ter que programar o PABX ou "pedir" para
alguém fazer isso.

         Se não for ter URA, o Asterisk pode ser um ramal ou tronco do
PABX, na verde mais de um se quiser prover serviços simultaneamente, e
então fazer o devido roteamento no PABX ou definir algo do tipo ramais
de 90 a 99 são serviços do Asterisk, e então uma porta para cada tronco
(FXS) ou ramal (FXO) para ligar o Asterisk no PABX de forma analógica.

[]'s
            Junior Polegato