[AsteriskBrasil] Atas

Davi Magno davi.magno em gmail.com
Quinta Maio 20 16:27:10 BRT 2010

Prezados,

eh o ponto de vista de cada um neh...

colocar atas espalhados pela empresa aumenta o numero de chances de alguém
chutar, dx cair e etc... se o ata trava vc tem q ir pessoalmente
reiniciar... imagina um call center com tres andares, a sala de telefonia
fica no 3 andar junto com data center da empresa... imagina um ramal do
primeiro andar para de funcionar.. vc n sabe se o ata ta ligado, ou se o
cabo de rede desconectou, vc tem q ir pessoalmente olhar... ai chega lá vc
ve q o ata ta ligado, mexe no cabo de rede, será q funcionou??? será q n
seria o cabo de rede na outra ponta??? vamos ao 3 andar de novo ver...
enfim... existe sim a flexibilidade, do meu ponto de vista fica mais
profissional centralizar, mas espalhar n eh problema...

qto a queima, existe sim o risco, no caso do channel bank minimizado pois hj
vc conta com equipamentos modularizados, então vc perde o modulo e n o
equipamento, como também existem outros riscos em manter os equipamentos
espalhados.. um pap2 ligado o dia todo fazendo chamada atrás de chamada
opera bem até q temperatura??? a empresa toda vai ser refrigerada para
mante-los em temperatura ideal??? centralizando vc pode fazer isso
facilmente...

em relação a cabeamento, no caso do pap2 por exemplo, q soh tem a porta wan
vc teria q cabear do mesmo jeito, e pior, com cabo de rede q eh mto mais
caro q cabo de telefonia...
mas enfim, eh questão de ponto de vista... eu prefiro fazer assim quando
temos um numero maior de ramais, atas espalhados no meu modo de pensar é
para clientes pequenos com poucos ramais, mas independente disso ambas as
soluções funcionam e cada um tem sua preferencia, uma discussão dessa seria
o mesmo q "ql a melhor linguagem de programação", cada um prefere uma coisa
e a discussão n tem fim..