[AsteriskBrasil] Tarifador Asterisk.

Jose Eduardo Constantino Mazolini jose.mazolini em fnis.com.br
Segunda Junho 6 09:49:02 BRT 2011


Thiago,

 

Conheci algumas opções de tarifador, um desenvolvido pelo CPqD, NetManager, Istimo entre outros.

Não vou indicar nenhum tarifador, como muitos aqui também desenvolvi algo neste sentido há alguns anos não tinha nada do item 4 e 5, muitos outros não tem, os itens de tarifação estavam hardcode adequados a minha necessidade, já até perdi o source.

 

Então vou te dar um roteiro para perceber a complexidade de um tarifador.

 

1)      Bilhetador - Com algumas diferenças de conceito faz parte do PABX que gera os bilhetes das chamadas que podem ir desde uma impressora até um banco de dados passando por versões que coletam em arquivos texto ou buffers com interfaces seriais e algumas mais novas com interface de rede.

2)      Interpretar - De posse do bilhete o tarifador deve relacionar os campos dos bilhetes para o formato que trabalha internamente. Não existe padrão nos bilhetes entre plataformas. Então este é um ponto importante que deve ser flexível. Existem sistemas em que as ligações são divididas em diversos bilhetes seja pela existência de um de inicio e outro de final ou pela existência de transferências internas.

3)      Tarifar - Esse é o processo que todo tarifador tem, mas poucos com todas estas etapas aqui mostro que não é trivial.

a.       Data de corte da fatura - Definir data de inicio e fim da fatura para diferentes assinaturas e troncos. - Eu possuo Intelig, Embratel e outras 3 com datas diferentes.

b.      Definição do local de Origem - Muitas empresas tem PABX em diferentes localidades ou contratam serviços com tarifas de como se for de outro local.

c.       Método de tarifação - algumas operadoras cobram taxa de conexão, outras dão alguns segundos livres, depois tem uma tarifação inicial de tempo mínimo e outra para demais períodos.

d.      Valor diferenciado das tarifas - Esse é talvez o passo mais difícil - Existem operadoras com tarifas:

                                                               i.       Flat - igual para todas as ligações.

                                                             ii.      Padrão anatel - Local, D1, D2, D3, D4, VC1, VC2.

                                                            iii.      Estaduais - Intra estatual, inter estatual.

                                                           iv.      Padrão com desconto em POP - Segue a recomendação da anatel de degrau tarifário mas a partir do POP mais próximo.

e.      Composição de serviços existentes na assinatura.

f.        Facilidade em atualizar localidades.

g.       Facilidade em distinguir além do tronco o CSP (23, 21, 41, 31).

4)      Conciliação - É conhecido que as contas telefônicas coorporativas tem divergência de valores muitas vezes adivinhem .... para mais 5 a 20% muitas vezes por falha ao identificar o final da chamada.

5)      Repasse - Em uma empresa dividir o custo da conta entre departamentos, centros de custo, clientes internos ou repassar a conta a funcionários que abusam é fundamental.

a.       Cadastrar - Cada empresa pode ser diferente, algumas tem diversas contas por departamento outros diversos departamentos por conta. Ter um sistema que possa reproduzir a hierarquia da empresa e atribuir senhas de discagem, ramais, códigos de conta ao ponto correto da hierarquia ajuda na administração. Entenda que:

                                                               i.      Ramal - São os aparelhos que podem ser atribuídos diretamente a um funcionário ou quando de uso comum a um departamento.

                                                             ii.      Senha de discagem - Pode ser atribuído diretamente a uma pessoa assim identificando a utilização de ramais comuns e ramais de terceiros sem causar problemas ao dono do ramal.

                                                            iii.      Código de conta - Muitas empresas usam um código inserido por discadores em sua maioria para identificar o motivo da ligação este código pode ser usado em conjunto com ramal ou senha de discagem. Este tem a intensão de identificar o motivo da ligação não quem originou a ligação. Assim pode ser repassado de forma diferente.

b.      Cotas - Criar e gerenciar por usuários, por departamentos ou clientes ajuda rever os custos das operações e orçamentos dos clientes.

c.       Relatório - Deixar o usuário informado sobre o uso é a melhor forma de demonstrar a existência de controle e assim inibir a utilização e reduzir os custos.

 

Use o site do anatel para baixar as tabelas de localidade e distancias tarifarias. http://sistemas.anatel.gov.br/areaarea/

 

Att,

 

José Eduardo C. Mazolini

Analista de Telecom

(11) 2136-3642

 

 

 

 

From: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org [mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] On Behalf Of Thiago Luiz Daniel Figueiredo Santana.
Sent: sexta-feira, 3 de junho de 2011 11:11
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: [AsteriskBrasil] Tarifador Asterisk.

 

Pessoal,

 

Bom dia,


Sou bem novo na lista, gostaria de uma informação.

Estamos num projeto de possivel IMPLEMENTACAO DO ASTERISK aqui na empresa.

 

Preciso de informação especifica para o seguinte aspecto "TARIFADOR" 

 

Como funciona e qual é a ferramenta de bilhetagem / tarifação que podemos utilizar no Asterisk?

Esta ferramenta é OPEN ? É Nativa ? Integra com outras estruturas que não o Asterisk  como por exemplo SIEMENS / AVAYA / NORTEL?

Funciona com que banco de dados ? Quais os recursos ? Quala frequencia de atualizações ? Alguém ja usa ?


Alguem tem alguma alternativa a me indicar ?

 

Um abraço a todos

-- 
Thiago Luiz Daniel Figueiredo Santana.
Analista de Tecnologia.
(031)8806-9537



A informação contida nesta mensagem é confidencial e de propriedade da Fidelity Processadora e Serviços S/A. Se você recebeu este e-mail por engano, por favor: (i) apague a mensagem e todas as suas cópias e anexos; (ii) não revele, distribua ou utilize a mensagem ou seu conteúdo de qualquer maneira; e (iii) notifique o remetente imediatamente. Adicionalmente, por favor esteja informado de que qualquer mensagem endereçada ao domínio da Fidelity está sujeita ao arquivamento e leitura por outros membros da companhia, além do próprio destinatário da mensagem. A Fidelity agradece a sua colaboração.


The information contained in this message is proprietary and/or confidential. If you are not the intended recipient, please: (i) delete the message and all copies; (ii) do not disclose, distribute or use the message in any manner; and (iii) notify the sender immediately. In addition, please be aware that any message addressed to our domain is subject to archiving and review by persons other than the intended recipient. Thank you.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.asteriskbrasil.org/pipermail/asteriskbrasil/attachments/20110606/64aae2a6/attachment-0001.htm 


Mais detalhes sobre a lista de discussão AsteriskBrasil