[AsteriskBrasil] SNEP

Jose Eduardo Constantino Mazolini jose.mazolini em fnis.com.br
Quinta Maio 5 08:40:43 BRT 2011

E tenho que discordar de vc sem conhecer a interface do SNEP.

"Crime" é vc divulgar que asterisk por si só é um PBX.

As pessoas que tratam o asterisk como PBX que são responsáveis por denigrir à imagem dele.

Principalmente os clientes que falam coisas ruins sobre os produtos deixados pra eles quando eles tentam comprar um PBX.

Isso é culpa de programadores fanáticos por Linux.

Linux é um Ótimo SO para server de varias aplicações. Eu quero tirar a certificação LPI2 ou até a 3 e de forma alguma vou fazer nenhum curso M$.

Asterisk é um ótimo framework ou programa de tratamento de mídia ou ótimo controlador de placas de telefonia ou razoável programa Sip.

PBX é outra coisa, AsteriskNow é um PBX, Elastix tem um PBX, DISC-OS é um PBX.

Vc graças a pessoas como vc já tentou vender um produto cujo CORE é o Asterisk em empresas media e grandes?

Esse produto seu "Asterisk enxuto" é tão bom como programa quanto um script, faz coisas incríveis enquanto vc esta junto.

Não critico quem como técnico de sua empresa coloca uma solução enxuta para uso próprio e para seu aprendizado.

Mas por favor, cuidado para quando vc sair desta empresa ela não ser mais uma falando mal do Asterisk.

O mesmo problema ocorre com linux o cara instala uma distro vai embora. Outro é contratado e fala que tem que mudar tudo, pois a outra distro é melhor ou porque não consegue entender o que foi deixado pelo analista anterior. Ou ainda tira tudo é põem Windows pirata ai beleza o Windows é um só não tem o que trocar e até minha irmãzinha cria contas e compartilha pastas.

PBX é algo que o cliente tem facilidades diversas pra ele utilizar quando quiser e administrar de modo fácil.

PBX não é algo onde tudo é possível basta chamar o desenvolvedor pra implantar ou o desenvolvedor pra mudar o nome do ramal.

PBX é de pessoas de telecom e equipes de desenvolvimento. Tenha pelo menos um cara bom de linux, um ótimo de rede e alguém que trabalhou com telefonia de verdade que saiba bem a sopa de letrinhas (E1, ISDN, R2, MFC).

Também não é de ex-programador de intelbrás.

PBX não é coisa de micrero fan de linux e programador de final de semana.

Falo isso ressentido, pois pra mim asterisk é só um hobby, pois não posso fazer dinheiro com ele graças a pessoas que acham que ele é PBX ou ainda mais cara de pau solução de call-center.

Vc já viu nesta lista um monte de pessoas que assinam com o nome de suas empresas e dão a entender que são donos ou grandes técnicos de asterisk e fazem perguntas de quem nunca viu a ferramenta.

Cada vez que vejo um cara desse penso que ele deve ter uns 200 ainda clientes e uns 300 ex-clientes que estão falando mal do asterisk.

Não defendo o SNEP só estou defendendo o Asterisk pra quem o usa não queimar a si mesmo.

SNEP é um PBX bom ou mal não sei.

Sei que asterisk não é!

Att,

Eduardo Mazolini