[AsteriskBrasil] Fwd: [AsteriskB​rasil] SNEP

Asterisk Master radical.pbx em gmail.com
Sexta Maio 6 11:02:28 BRT 2011

Respeito sua opinião José Eduardo!

Trabalho com Asterisk desde o início ainda na versão 1.2.
Pra mim o Asterisk é um IPBX mas que completo, não vou nem entrar no
conceito de PBX, cada um com suas idéias e suas teorias.
As ferramentas que você sitou nada mais são que interfaces web de
administração, sem o Asterisk acredito que não terão muito o que fazer.

Graças ao Asterisk e todas as suas facilidades de poder integrar e inovar
cada vez mais, hoje estou em clientes de grande porte, com empresas com mais
de 200 filiais, com faturamentos acimas de 1 milhão mês, empresas onde
retirei PABX como Avaya, Siemens, Intelbras.... e coloquei algo flexivel
onde o cliente pode expandir sem ter que gastar uma fortuna, não apenas para
migrar, mas principalmente, para expandir.

Com relação a Callcenter, temos mais de 20 clientes com mais de 500 PA´s em
cada um, com casos de mais de 600 ligações simultâneas, com sistema de
administração de Callcenter mais que completo, não perde para nenhum
fabricante "grande", pelo menos foi substituido em nosso clientes que
aprovaram a solução. As ferramentas de callcenter quem vem com o Elastix,
com SNEP confesso que são muito fracas, ainda deixam muito a desejar, na
versão atual é complicado tentar implantar essa ferramenta num callcenter de
porte.

Lógico que o Asterisk é só uma parte, mas sem ela nada disso poderia ser
feito.
Já testei essas versões "enlatadas" do Asterisk, mas para dar uma manutenção
no códgo é muito trabalhoso, um dialplan enxuto, dividido em blocos, bem
identado é mais fácil de administrar, mas é como disse, é uma questão de
gosto, cada um vai pela linha que deseja.

Tem muita gente se aventurando em Asterisk, muita gente queimando filme, eu
pelo menos já estive em algumas empresas que não podiam nem ouvir falar em
Asterisk, situação que conseguimos reverter após muito esforço e provar que
é possível desde que seja feito de forma correta, e para isso é importante
você conhecer todas as faces, como SO, programação, VoIP, Telefonia
analógica, Link Digital, terminações como ATA, Softphones, infraestrutura e
assim por diante.

Eu admiro e parabenizo o SNEP como um produto brasileiro, bola pra frente
pessoal, com todo o esforço dessa comunicade eu acredito que o SNEP tem
muito pra evoluir e se tornar uma ferramenta de ponta.

Att,

Master

Em 5 de maio de 2011 08:40, Jose Eduardo Constantino Mazolini <