[AsteriskBrasil] Discador Preditivo

Sylvio Carlos Jollenbeck sylvio.sdr em gmail.com
Segunda Setembro 5 22:42:27 BRT 2011

Existem diversas formas de fazer um discador, o preditivo consiste em
analisar o tempo médio de atendimento (TMA) e com base nesse tempo antecipar
uma chamada, o objetivo é ter uma chamada atendida logo após o atendente
ficar disponível.

Basicamente o fluxo de uma chamada é:

(A) inicio da chamadas ----> duração da chamadas --> fim da chamada | Inicio
do Pós Atendimento ---> Duração do Pós Atendimento ----> fim do Pós
Atendimento | Novamente Disponível (B)

O preditivo deve analisar o tempo médio entre (A) e (B), segundos antes do
agente chegar no ponto (B) o discador deve disparar uma chamada com a
finalidade de quando o agente chegar ao (B) já ter uma chamada a sua espera.

* Obter o tempo médio do atendimento é fácil, queue_log serve para isso!
* Saber quantas chamadas disparar, simples (quantidade de canais livres /
quantidade de agentes livres ) < número máximo de chamadas por agente
(overdial);
* Regras de renitências....
* intervalos de discagem....
* horarios de discagem....