[AsteriskBrasil] Transferência PSTN para VoIP

Nicolau Costa nicogen em gmail.com
Terça Setembro 6 15:25:53 BRT 2011

Correto Frederico,

Da maneira que vc descreveu vai funcionar sim.
Como vc disse que tem ramais analógicos então provavelmente vc deve ter um
pabx. Vc pode integrar esse pabx no seu servidor que vai funcionar também.
Vai dar um pouco mais de trabalho.
Como que vc vai sair para PSTN? Como que seus ramais vão fazer ligação para
fora? Vc vai fechar com alguma operadora VOIP ou vai sair pela linha normal
e por uma operadora Voip?
Não sei de quantos ramais estamos falando, mais vc tem que ter um bom link
para suportar ligações simultâneas com qualidade.É sempre bom vc fazer um
cálculo de quantar ligações simultâneas vc espera ter, quais codecs vc
pretende usar (para saber o quanto cada um consome de banda) e quanto de
banda vc tem que ter disponível para acesso a internet. Se for usar uma
operadora Voip é bom fazer uns teste antes para ver a latência, a qualidade
da ligação....essas coisas.
Esses ramais VOIPs que vc vai instalar vão ser IPPhones ou atas ligado a um
telefone analógico?

É sempre bom fazer um levantamento detalhado do projeto e testar as
configurações, mesmo sendo um projeto pequeno, para ver o quanto se vai
gastar e o quanto a solução oferecida será realmente eficaz.

Att

Nicolau Costa
Alanista de Redes
nicogen em gmail.com

Depois que vc conseguir colocar esse cenário funcionando vc poderá
incrementar algumas funções como URA, fila das chamadas, etc...