[AsteriskBrasil] Ajuda numa situacao real

Daniel Feliciano danielfelicianoseg em hotmail.com
Sábado Novembro 3 16:19:14 BRST 2012

Boa tarde,
tenho uma situacao real da onde vou comecar a utilizar voip e gostaria da opniao dos srs. a respeito, para que nao meta os pes pelas maos aqui na minha empresa, gostaria de dicas como n. de troncos minimos funcoes que seriam interessantes colocar, custos etc. Pois se der certo vamos interligar as outras empresas e quem sabe até substituir os aparelhos nextel por smartphones utilizando voip.Atualmente a empresa usa digitronco da telemar, o custo para 10 troncos ja com a internet de 1mb sai num valor fixo de R$600,00 para 4500 min. (nao sei dizer se o telefone for OI se nao é debitado...) gostaria de reduzir esse custo tambem. Nao sei se posso reaproveitar alguma coisa dele.Tenho um total de 18 ramais, distribuido da seguinte forma:
4 R. Assistencia tecncia5 R. suporte/vendas1 R. Estoque2 R. Financeiro1 R. FAX (Impressora IP)2 R. Caixa1 linha direta p/ maquina de cartao (TEF)1 R. Portaria1 R. Cozinha
Em cima dessa situacao, estava pensando em montar um Elastix no Raspberry usando um chanel bank da aligera AX600, como aqui so chega velox, nao vou conseguir o que queria inicialmente, que era colocar umas 10 linhas da net fixo ilimitado Brasil. Minha outra duvida é se na falta de energia eletrica o Asterisk tem como comutar uma um tronco direto, no caso do TEF e de uma linha de emergencia.
Caso tenha omitido algo é so falar.
Obrigado