[AsteriskBrasil] Reconhecimento vocal

Eder Souza eder.souza em bsd.com.br
Quarta Setembro 5 12:57:41 BRT 2012

Não é complicado determinar o idioma de uma fala, existem diferentes
estudos sobre isso, a análise é simples tentando encontrar em um
determinado pedaço inicial do áudio padrões Léxicos ou Fonemas
acumulativos, para isso crie alguns modelos correspondente a cada idioma
que precise acho que busca acumulativa por Fonemas é o mais simples para
este caso...

http://www.ll.mit.edu/publications/journal/pdf/vol08_no2/8.2.1.languageidentification.pdf

http://www.busim.ee.boun.edu.tr/~ebru/Home_files/Statistical_Language_Modeling_for_Automatic_Speech_Recognition_of_Agglutinative_Languages.pdf

Ah você vai precisar segmentar a frase inicial para não gerar falso
positivo, durante a primeira ocorrência de fala é interessante possuir
sub-processos que enviam para análise os frames do áudio capturado, isso
deixa seu sistema mais dinâmico e a identificação da linguagem seria  quase
que instantânea sem impacto perceptível pelo usuário...

Inicio de ano eu fiz uma brincadeira com o Asterisk + Google Speech postei
o source e a brincadeira aqui:
http://ederwander.wordpress.com/2012/01/16/google-speech-python-asterisk/

O Diferencial é que estou usando junto ao Asterisk "Eagi" para captura de
frames em real-time sendo totalmente dinâmico!

Boa sorte!

Eng Eder de Souza