[AsteriskBrasil] Problemas com DTMF em tronco IAX

Marcelo Terres mhterres em gmail.com
Quinta Agosto 8 09:41:42 BRT 2013

Pessoal,

estou com um problema bem peculiar.

O cenário é o seguinte: 9 servidores conectados entre si via IAX
usando um link MPLS. Os ramais locais falam com os ramais remotos via
IAX e costumam usar frequentemente as salas de conferências remotas
(meetme) também via IAX.

O que está acontecendo é que em um dos servidores (e apenas um) os
usuários não conseguem discar para as salas de conferência remotas via
IAX pois o PIN não é reconhecido.

Se os usuários ligarem via E1 o problema não ocorre. Se os usuários
ligarem para as salas de conferência locais o problema também não
ocorre. Fiz o mesmo teste dos outros servidores e todos os demais
funcionam normalmente.

Todas as nossas instalações são padrão (Ubuntu 10.04 64 bits com
Asterisk 1.8.16.0) e, antes que me perguntem, o jitterbuffer está
desativado e todos os ramais usam DTMF rfc2833.

Fiz um teste com read e consegui observar o seguinte. Se eu espero uma
leitura de 4 dígitos e eu digito os 4 dígitos, a variável só recebe os
primeiros três. Se eu digito 5 dígitos, aí a variável recebe os 4, e
assim por diante. Parece que o último dígito é sempre ignorado.

Testei esta abordagem nas salas de conferência e é exatamente isso que
ocorre. Alguém já passou por algo assim?

[]s

Marcelo H. Terres
mhterres em gmail.com
http://mundoopensource.blogspot.com