[AsteriskBrasil] RES: Guia para instalação do codec "G729 free"

Alberto Mitsuo Sato amsato em innovus.com.br
Segunda Maio 13 18:06:10 BRT 2013

Eu nunca utilizei isso em produção e nem recomendo, tanto que quem fez o
curso comigo, eu jamais comentei sobre isso e sempre recomendei comprar as
licenças oficiais.  A licença do codec G.729 é tão barato que não vale a
pena se arriscar num servidor em produção, se você quer confiabilidade.

O que aconteceu é que na lista ElastixBrasil isto já gerou diversas
discussões, sobre a instalação do mesmo e o Alessandro encaminhou o how to.
Eu apenas documentei para facilitar a localização do assunto e não gerar
novas discussões sobre o assunto.

Quem quiser pode utilizar para testes, mas se a pessoa quiser utilizar em
produção, daí é por conta e risco dela, pois eu não recomendaria. Há alguns
anos atrás eu já testei um codec desses e não gostei da performance em
grandes volumes de ligações, a partir daí nunca mais utilizei, somente em
testes.

Acho estranho que o pessoal está comportando como se nunca tivessem
utilizado um programa pirata. Gostaria de saber quem que até hoje nunca
utilizou algum programa pirata.

Como eu disse anteriormente, os codecs são tão baratos em relação ao projeto
que não vale a pena utilizar esses outros e arriscar o sistema como um todo,
mas sempre tem pessoas na lista perguntando sobre a instalação dos mesmos,
então resolvi documentar para evitar novas perguntas sobre o mesmo assunto.

Alberto M. Sato
Diretor Técnico
Innovus Sistemas Eletrônicos - Soluções VoIP

Volta Redonda/RJ - Brasil
 <mailto:amsato em innovus.com.br> amsato em innovus.com.br
(24) 3076-2325
(11) 4063-7416 / (21) 4063-7416
(31) 4062-7416 / (41) 4063-7416
Ramal/LigVoIP: 319