[AsteriskBrasil] RES: Guia para instalação do codec "G729 free"

Alexandre Cavalcante Alencar alexandre.alencar em gmail.com
Segunda Maio 13 19:53:57 BRT 2013

Caio,

Não há registro (não achei) no INPI sobre G.729, até mesmo porque no
Brasil, software (e algoritimos) não são patenteáveis. Como leigo que sou
no direito internacional e todos os acordos internacionais em vigor no
Brasil quanto a patentes, acredito que não há patentes válidas para o G.729
aqui (porque nossas leis locais não permitem patentear software), sendo
portanto seu uso 'livre' de royalties (consulte seus advogados para
detalhes).

Na prática, como material para entender o CODEC (duvido que alguém aqui
esteja interessado nos aspectos matemáticos envolvidos no G.729...), seu
uso seria válido e legal (consultem seus advogados).

Para instalar num servidor e usar na prática, em cenários reais? Não mesmo!

Ou você compra um DSP/ASIC/FPGA [1] que faça o transcoding (há um da
Digium) ou você compra as licenças ($ 10 obamas cada uma ainda?).

O problema aqui é, o brasileiro sempre quer se dar bem, não importa como...

Não existe custo zero!

[1] http://www.digium.com/en/products/telephony-cards/voice-compression

Alexandre Alencar
Twitter @alexandreitpro