[AsteriskBrasil] RES: RES: RES: RES: Asterisk não detecta atendimento pela operadora

Ronaldo Toledo rtmorais em gmail.com
Sábado Maio 25 05:19:07 BRT 2013

Caros Fernando e Mike, demorei a postar porque não pude me debruçar
novamente  no problema.
Alterei o sip.conf no [general], acrescentando
use_q850_reason = yes

o call file criado

Channel: SIP/Lucas
Context: interno
extension: s
priority: 1
waittime: 30
Set: NUMERO=31nnnnnnnn
Set: SIP_CODEC=gsm
Set: SIP_CODEC_OUTBOUND=gsm

A definição do usuário Lucas

[Lucas]
type=friend
host=dynamic
nat=yes
username=1004
callerid=1004
context=interno
canreinvite=no
allow=gsm

o contexto [interno] no dialplan

[interno]
exten => s,1,Noop(${NUMERO})
exten => s,n,Set(number=${UMERO});
exten => s,n,Dial(SIP/qualita/${NUMERO},,tT)
exten => failed,1,Noop(${NUMERO})
exten => failed,n,Set(NUMBER=${NUMERO})
exten => failed,n,Set(SIP_CODEC=gsm)
exten => failed,n,Set(SIP_CODEC_OUTBOUND=gsm)
exten => failed,n,Goto(testeamd2,s,1)

O contexto testeamd2 contém em seu início
[testeamd2]
exten => s,1,Set(marca=0)
exten => s,n,Set(SIP_CODEC=gsm)
exten => s,n,Set(SIP_CODEC_OUTBOUND=gsm)
exten => s,n,Dial(SIP/qualita/${NUMERO},,tT);
exten => s,n,Noop(Telefone chamado ${NUMERO})
exten => s,n,Verbose(hangupcause = ${HANGUPCAUSE})
exten => s,n,Verbose(causa =
${HASH(SIP_CAUSE,${CDR(/SIP/qualita/${NUMERO})})})
exten => s,n,Playback(/usr/local/projetoamd/teste)

Bem, aqui é que está o problema, imagino.   O sipphone Lucas existe no
sip.conf mas não está registrado(porque não deve atender a ligação
disparada pelo callfile). O propósito é mesmo provocar uma falha na chamada
para que o Asterisk execute a extensão failed do contexto [interno] e
execute o tão pretendido dial para os números que realmente nos interessam
e analisar os códigos de erro sip resultantes para um report mais
específico.

Mas o fato é que o Dial não acontece porque o Sip não consegue criar o
canal, como mostram as mensagens abaixo. Ele entende que o codec que estou
usando (nothing) não tem o correspondente na outra extremidade. Imagino que
o nothing seja devido ao fato de a ligação via callfile não ter acontecido,
e ela não pode acontecer.

O meu próximo passo, caso minha conclusão esteja correta, é fazer com que a
conexão via callfile aconteça para que o codec esteja preenchido
corretamente no momento da execução do Dial. É possível isto acontecer de
maneira fake sem que um sipphone real atenda a ligação?

    -- Attempting call on SIP/Lucas for s em interno:1 (Retry 1)
[May 25 04:55:29] NOTICE[27963][C-000004fc]: channel.c:5637
__ast_request_and_dial: Unable to request channel SIP/Lucas
    -- Executing [failed em interno:1] NoOp("OutgoingSpoolFailed",
"31nnnnnnnn") in new stack
    -- Executing [failed em interno:2] Set("OutgoingSpoolFailed",
"NUMBER=31nnnnnnnnn") in new stack
    -- Executing [failed em interno:3] NoOp("OutgoingSpoolFailed", "numero
31nnnnnnnnn") in new stack
    -- Executing [failed em interno:4] Set("OutgoingSpoolFailed",
"SIP_CODEC=gsm") in new stack
    -- Executing [failed em interno:5] Set("OutgoingSpoolFailed",
"SIP_CODEC_OUTBOUND=gsm") in new stack
    -- Executing [failed em interno:6] Goto("OutgoingSpoolFailed",
"testeamd2,s,1") in new stack
    -- Goto (testeamd2,s,1)
    -- Executing [s em testeamd2:1] Set("OutgoingSpoolFailed", "marca=0") in
new stack
    -- Executing [s em testeamd2:2] Set("OutgoingSpoolFailed",
"SIP_CODEC=gsm") in new stack
    -- Executing [s em testeamd2:3] Set("OutgoingSpoolFailed",
"SIP_CODEC_OUTBOUND=gsm") in new stack
    -- Executing [s em testeamd2:4] *Dial*("OutgoingSpoolFailed",
"SIP/qualita/31nnnnnnn,,tT") in new stack
[May 25 04:55:29] NOTICE[27963][C-000004fc]: chan_sip.c:29464
sip_request_call: Asked to get a channel of unsupported format (*nothing*)
while capability is (gsm|ulaw|alaw|h263|testlaw)
[May 25 04:55:29] WARNING[27963][C-000004fc]: app_dial.c:2437
dial_exec_full: Unable to create channel of type 'SIP' (cause 58 - Bearer
capability not available)

Senhores, mais uma vez, muito obrigado pela atenção.

Atenciosamente
Ronaldo Toledo